Menos de um ano depois do lançamento, o Facebook está descontinuando o serviço de podcast e planeja removê-lo completamente do serviço de mídia social a partir de 3 de junho. O anúncio foi feito na segunda-feira 2.
A empresa não vai mais permitir que os usuários adicionem podcasts ao serviço a partir desta semana, de acordo com uma nota enviada aos parceiros. Ele descontinuará seu produto de áudio de formato curto Soundbites e removerá sua central de áudio. Não se sabe ainda se o número de adeptos foi pequeno.
Em abril do ano passado, o Facebook anunciou vários esforços de áudio em meio a um mercado quente de podcasting. Mas o interesse da empresa diminuiu, informou a Bloomberg News, em março, e está agora concentrada em outras iniciativas, desapontando alguns fornecedores.
“Estamos constantemente avaliando os recursos que oferecemos, para que possamos nos concentrar nas experiências mais significativas”, informou a Meta — controladora do Facebook —, por e-mail.
Na nota aos parceiros, o Facebook informou que não planeja alertar os usuários para o fato de que os podcasts não estarão mais disponíveis, deixando para os editores decidirem como querem divulgar essas informações.
Leia também: “O império de Zuckerberg derrete”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 85 da Revista Oeste