Considerado o maior satélite de comunicações do mundo, o Jupiter 3 será lançado na virada desta noite de quarta-feira, 26, para a madrugada de quinta. Quando compactado, o objeto terá o tamanho similar ao de um ônibus escolar. No momento em que estiver posicionado e aberto no espaço, vai ter o comprimento de um prédio de dez andares, com 14 painéis solares.
O satélite estará a bordo do foguete Falcon Heavy, da fabricante de sistemas aeroespaciais SpaceX, que vai partir de uma base na Flórida, nos Estados Unidos. O horário previsto para o lançamento é 23h04, no horário local (0h04, no horário de Brasília).
O lançamento poderá ser visto por meio da página da empresa no YouTube.
Leia também: “Catarinense WEG é escolhida por Elon Musk para parceria com SpaceX”
Funções do maior satélite de comunicações do mundo
Desenvolvido pela Hughes e Maxar Technologies, o Jupiter 3 foi projetado para fornecer gigabytes de conectividade a clientes nas Américas do Norte e do Sul. O satélite vai oferecer suporte a consumidores e empresas com internet, conexão para celulares e implementações de mobilidade aeronáutica e marítima.
O equipamento poderá promover mais de 500 gigabits por segundo (Gbps), a uma velocidade de 100 megabits por segundo (Mbps). Junto com os satélites Jupiter 1 e 2, lançados em 2012 e 2016, respectivamente, o grupo deve entregar uma capacidade total de mais de 1 terabite por segundo (Tbps) de velocidade.
O satélite estará pronto para a tecnologia 5G. Ele vai subir até cerca de 35 mil quilômetros acima da Terra. “Como o maior satélite de comunicações comerciais já lançado, o Jupiter 3 trará maior capacidade para as áreas que mais precisam, atingindo quase 80% das populações nas Américas”, informa a empresa.