A Tesla, montadora de carros de Elon Musk, começou a entregar aos clientes dos Estados Unidos sua “inquebrável” picape elétrica, a Cybertruck. O bilionário prometeu ao mercado um automóvel “à prova de balas”, com acabamento em aço inoxidável e ultra-duro, o que ajuda a evitar desgastes e corrosão de longo prazo.
+ Leia mais notícias de Mundo no site da Revista Oeste
A versão mais barata do carro custa US$ 60,9 mil, o equivalente a R$ 300 mil. A Tesla divulgou que um milhão de pessoas reservaram unidades do veículo. Na quinta, 30, dia das primeiras entregas, o bilionário disse acreditar que a Cybertruck é “o melhor produto já feito pela Tesla”.
O chamado “vidro-armadura” da caminhonete suporta o impacto de uma bola de beisebol arremessada a uma velocidade de 112 km/h. Seu porta-malas “super-resistente” tem quase dois metros de comprimento e mais de um metro de largura.
Confira: “Elon Musk comemora eleição de Milei: ‘A prosperidade está à vista na Argentina”
Potência e velocidade
Segundo a Tesla, o Cybertruck é capaz de rebocar mais de cinco toneladas, o equivalente a um elefante médio. O motor da picape consegue acelerar de 0 a 100 km/hora em 2,6 segundos.
“Mais utilidade que um caminhão, mais rapidez que um carro esportivo”, descreve a fabricante.
Com tração nas quatro rodas, a versão desta picape faz até 545 quilômetros com apenas uma carga, e é possível recuperar quase 50% da carga em apenas 15 minutos de carregamento rápido. A Tesla ainda vende uma bateria extra para expandir o alcance do veículo.
Aspecto futurista
Musk assegurou que sua picape mudaria a aparência das estradas: “Será algo único nas estradas; finalmente, o futuro parecerá com o futuro”.
Embora se enquadre na categoria de picapes, a Cybertruck foge dos modelos convencionais do mercado automobilístico. O visual chama atenção por suas linhas retas, que remetem aos carros do filme Mad Max: Estrada da Fúria.
Leia também: “IBGM Suspendeu publicidade no Twitter/X, depois de seus anúncios terem parecido ao lado de conteúdos nazistas”
Para construir o aspecto único do veículo, Musk buscou algumas referências cinematográficas. O carro mistura elementos de veículos do filme Blade Runner: O Caçador de Andróides e do modelo anfíbio Wet Nellie, de 007 – O Espião que me Amava. Com espaço para cinco pessoas, o carro possui um amplo teto de vidro.
Uma central multimídia do carro conta com uma tela de 18,5 polegadas para a região frontal e outra de 9,4 polegadas para os bancos traseiros. O modelo tem 15 alto-falantes que garantem aos passageiros uma experiência de estúdio.
A partir de 2025, a Tesla pretende fabricar 250 mil unidades da Cybertruck por ano.
Pode ser muito bom seu desempenho e coisa e tal, mas que é feio é feio pra baralho.
Duvido que aguenta inteiro rodando no trecho de chão na Br158, com 6 meses vai estar caindo aos pedaços; nenhum caro sai inteiro da Br158.