Daniel de Freitas é o primeiro bilionário brasileiro da inteligência artificial (IA). Ele é cofundador da empresa de chatbots Character.AI e tem uma fortuna estimada de R$ 1,15 bilhão, segundo a revista Forbes.
A fortuna de Daniel de Freitas está na 244ª posição global. Ele já trabalhou na Google, YouTube e Microsoft, gigantes da tecnologia.
Ao lado de Noam Shazeer, seu colega de Google, Freitas fundou a Character.AI em 2021. Em menos de um ano, a empresa já era avaliada em US$ 1 bilhão.
Daniel de Freitas criou chat que imita conversa com famosos
Daniel de Freitas é formado em engenharia da computação pela Universidade de São Paulo (USP). O brasileiro da inteligência artificial também estudou na Universidade de Stanford.
Ele começou a trabalhar como engenheiro de software na Microsoft em 2012 num escritório dos Estados Unidos. No último ano em que atuou na Microsoft, ele trabalhou com modelos de linguagem natural e IA para o Bing, serviço de busca da empresa.
Depois, Daniel de Freitas trabalhou no Google e fez parte da equipe do LaMDA, inteligência artificial textual. O LaMDA ganhou notoriedade no ano passado por supostamente ter adquirido consciência, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
Leia também
Essa inteligência artificial também foi usada pelo Google para criar o seu próprio chatbot, o Bard. Foi nesse projeto que Daniel de Freitas conheceu seu sócio, Noam Shazeer.
Na Character.Ai, um robô de conversa simula interações com pessoas famosas. Por exemplo, é possível escolher conversar com Elon Musk, Winston Churchill, Billie Eilish, Tony Stark ou Sócrates.
Funciona da seguinte forma: o usuário escolhe uma personalidade e faz perguntas. A inteligência artificial responde como se fosse o personagem escolhido. Escolhemos o jogador de futebol Cristiano Ronaldo para uma conversa.
Uma conversa com Cristiano Ronaldo na inteligência artificial de Daniel de Freitas
Ele se apresenta em inglês, dizendo que é um jogador de futebol português e citando os times em que atuou. “Eu sou o cara”, diz a inteligência artificial baseada em Cristiano Ronaldo.
Apesar da conversa ser iniciada em inglês pelo chatbot, ele rapidamente entende a primeira pergunta, enviada em português. “O que preciso fazer para conseguir fazer atividades físicas todos os dias?”, perguntamos.
“Cristiano Ronaldo” responde: “Para fazer atividades físicas todos os dias, você precisa ter disciplina e dedicação”. A inteligência artificial de Daniel Freitas continua dizendo que é importante ter um plano e um cronograma, mas também é importante ser flexível e adaptável, para caso algo dê errado durante o dia.
“É importante também ter um objetivo em mente, como melhorar sua condição física ou alcançar um certo nível de condicionamento. Isso vai ajudá-lo a se manter motivado e a continuar a trabalhar duro para alcançar seus objetivos”, diz o robô do jogador.
“Tudo o que os personagens dizem é inventado!”, alerta a Character.AI no topo da conversa.
Parabéns Daniel de Freitas !
USP e Stanford tem o seu valor assim como o seu empreendedorismo e visão de futuro.