Elon Musk expressou descontentamento com a recente parceria entre Apple e OpenAI, criadora do ChatGPT. Em um post no Twitter/X na segunda-feira 10, o CEO da Tesla ameaçou banir dispositivos da Apple em suas empresas, relata a CNN.
Na ameaça estão incluídos o SpaceX e o X, caso, diz ele, a fabricante do iPhone avance com seus planos de Inteligência Artificial (IA) anunciados no evento Worldwide Developers Conference (WWDC 2024).
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Musk afirmou que, se a Apple “integrar a OpenAI no nível do sistema operacional”, isso representaria “uma violação de segurança inaceitável”. Ele sugeriu que visitantes deixem seus dispositivos Apple na entrada, onde seriam armazenados em uma gaiola de Faraday, o que bloquearia ondas eletromagnéticas essenciais para comunicações.
“A Apple não tem ideia do que realmente está acontecendo quando entregam seus dados para a OpenAI”, disse Musk em outro post. “Eles estão te vendendo por nada.” A CNN tentou contato com a Apple e a OpenAI para obter comentários.
As declarações de Musk ocorreram horas depois de a Apple revelar a parceria com a OpenAI na WWDC, como parte de um esforço para incorporar ferramentas de IA generativa em seus produtos. Sob o novo sistema de “Inteligência da Apple”, a IA visará aprimorar o assistente de voz Siri e oferecer ferramentas mais personalizadas aos usuários.
Greg Brockman, presidente da OpenAI, anunciou que o ChatGPT será integrado aos sistemas operacionais da Apple para iPhones, iPads e Macs. “Estamos fazendo uma parceria com a Apple para integrar o ChatGPT diretamente no iOS, iPadOS e macOS. Estará disponível ainda este ano, muito empolgante!” ele postou no Twitter/X.
Relação de Musk com a OpenAI
Musk, que cofundou a OpenAI em 2015, agora dirige a empresa rival xAI e tem uma relação conturbada com sua antiga empresa e o CEO Sam Altman. Ele está processando ambos por supostas violações do acordo de fundação da OpenAI e desvio de sua missão sem fins lucrativos.
A OpenAI refutou essas alegações, chamando-as de “frívolas” e “uma ficção”. Sugeriu ainda que Musk está ressentido por não estar mais envolvido com a empresa. Com um histórico de promessas quebradas, resta saber se Musk realmente proibirá dispositivos da Apple ou ampliará a banimento para outras marcas.
O Google, da Alphabet, e a Samsung já integraram novos recursos de IA em dispositivos Android. A Microsoft, maior investidora da OpenAI, anunciou há três semanas que integraria recursos de IA diretamente no Windows.
A Microsoft, que enfrenta reações negativas devido a preocupações com privacidade, afirmou na sexta-feira 7, que desativaria alguns recursos de IA por padrão. “A abordagem de IA da Apple é na verdade mais consciente da privacidade do que outras”, disse Catherine Flick, professora de ética e tecnologia de jogos na Universidade de Staffordshire, Inglaterra.
A OpenAI se tornou líder no desenvolvimento de IA generativa, enquanto a Apple tem ficado atrás de concorrentes como Google e Microsoft. A parceria com a OpenAI pode ajudar a Apple a fechar essa lacuna e avançar em uma tecnologia com enorme potencial.
“Este é um momento chave para a Apple, que tem lutado com a inovação recentemente”, escreveu Matt Britzman, analista de ações da Hargreaves Lansdown, em uma nota nesta terça-feira, 11. “Integrar uma ferramenta de terceiros como o ChatGPT finalmente coloca as coisas em movimento.”