A Baidu, gigante da China de buscas na internet, lançou carro com volante destacável para ser usado no serviço de táxi-robô da empresa. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira, 21.
Relacionadas
Cada Apollo RT6 custa cerca de US$ 37 mil. Desse modo, o preço diminuiu quase 50% em relação ao valor anterior.
“Com a enorme redução de custos, dezenas de milhares de novos carros poderão ser implantados em todo o país asiático”, afirma Robin Li, presidente-executivo da companhia. “Estamos caminhando para um futuro em que um robô-táxi custará metade do custo de um táxi hoje.”
Pela legislação vigente na China, o serviço de táxi-robô com veículo autônomo só pode ser operado com um motorista de segurança. Mas o Baidu afirma que, um dia, o volante destacável dará lugar a mais bancos para passageiros. De acordo com a empresa, o Apollo RT6 tem as mesmas habilidades de estrada de um motorista com 20 anos de experiência.
A empresa quer que o RT6 se junte à frota existente no segundo semestre de 2023, segundo a BBC News. Os testes nas estradas da China devem incluir 100 mil veículos autônomos. Atualmente, a Baidu afirma que os táxis-robôs funcionam em caráter experimental em 10 cidades chinesas — a lista inclui Shenzhen, Xangai e Pequim. O serviço teve início em 2020. Na contagem da companhia, mais de 1 milhão viagens já foram realizadas.