Embraer apresenta plano para ‘carro voador’ no Rio de Janeiro

A empresa publicou o­ conceito de operações para o mercado futuro de mobilidade aérea
-Publicidade-
O 'carro voador' desenvolvido pela Eve, <i>startup</i> da Embraer
O 'carro voador' desenvolvido pela Eve, startup da Embraer | Foto: Divulgação/Eve Air Mobility

A Eve, empresa da Embraer, publicou Conceito de Operações (Conops) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. No documento, divulgado na quarta-feira 4, há diretrizes para que sua aeronave elétrica, também conhecida como carro voador, passe a ser usada na cidade.

A iniciativa é pioneira no Brasil, abrangendo dados, análises, pontos de atenção e necessidades operacionais do eVTOL (elétrico de decolagem e pouso na vertical). A Eve também traz pontos sobre a jornada do usuário, serviços e suporte.

O conceito da ação foi desenvolvido por meio de uma cooperação com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, como a Agência Nacional de Aviação Civil e a concessionária RIOgaleão.

-Publicidade-

Luiz Mauad, vice-presidente de serviços e operações de frota da Eve, disse que o documento traz melhor entendimento sobre as características e desafios desta modalidade de transporte. “Temos informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”, afirmou.

A concepção do Conops contou com um período de operações de voo realizadas em novembro do ano passado, conectando a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional Tom Jobim e simulando o ecossistema de um ‘carro voador’ com a utilização de um helicóptero.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.