O estúdio australiano Firemonkeys, da empresa de jogos eletrônicos Eletronic Arts (EA), promoveu demissões em massa nesta semana. O grupo ainda cancelou grandes projetos que estavam em desenvolvimento.
De acordo com informações do portal Kotaku, o corte de funcionários afeta diretamente os que trabalham no setor responsável por jogos de corrida. A partir de agora, o estúdio deve trabalhar com um número bem reduzido de funcionários, que vão auxiliar no suporte exclusivo do The Sims Mobile.
Recentemente, executivos da EA anunciaram que o estúdio Firemonkeys seria “monotítulo” e passaria a focalizar somente o jogo The Sims Freeplay. Em 28 de abril, a empresa anunciou que o gerente-geral do estúdio, Joe Donoghue, comunicou numa reunião que sairia da empresa.
Segundo a EA, os profissionais que trabalharam para o Firemonkeys não vão perder o emprego, mas serão remanejados para outras divisões. Um funcionário entrevistado pelo Kotaku Austrália afirma que o clima na empresa não está nada agradável.
Vários projetos da empresa de jogos eletrônicos também foram cancelados
Vários projetos em desenvolvimento foram descontinuados. Um deles é o jogo Real Racing 4, que já havia sido cancelado em 2019. Isso ocorreu também por causa de demissões em massa. Agora, é a segunda vez que o jogo é cancelado.
O The Sims permanece na lista de jogos no site Firemonkeys, mas o estúdio não está mais desenvolvendo o game. Ele foi transferido para o estúdio Slingshot, na Índia, em 2021.
O que restou do estúdio australiano vai ficar como suporte para os estúdios da companhia em Hyderabad, na Índia. Este último vai assumir o desenvolvimento dos jogos de corrida Need for Speed: No limits, Real Racing 3 e também as principais novidades de The Sims Mobile. Alguns cortes estão previstos para ocorrer no fim desse processo.
Confira imagens do Real Racing 3: