Revista Oeste - Eleições 2022

Eu já fui até a Lua e estou voltando

O site MyFlightRadar24 registra dados de cada voo do usuário e monta mapas e estatísticas da viagem
-Publicidade-
Foto: reprodução My Flight Radar

Site
MyFlightRadar 24

Descobri que realizei 537 voos na minha vida, dos quais 467 foram domésticos, e 70 internacionais. Esses voos somaram 551.352 quilômetros, o equivalente a dar 13,8 voltas ao redor da Terra ou viajar até a lua e cumprir metade do caminho de volta. Somando o tempo que passei no ar dá 843 horas e 41 minutos — o equivalente a 35 dias seguidos sem pousar.

-Publicidade-

Como eu sei tudo isso? Por causa do site MyFlightRadar 24. E pela minha obsessão. Cada viagem que eu fiz na vida (com algumas poucas exceções) anotei detalhes como nome da companhia, modelo do avião e tempo voo. Quando surgiu o site, fui transcrevendo para a plataforma o que havia anotado em diversos cadernos.

O MyFlightRadar24 pega essas informações e cria uma base de dados, que por sua vez gera um mapa. E os dados fornecidos geram estatísticas como essas aí de cima. Mas você pode, se quiser, dar outras informações, como o lugar em que se sentou ou se a viagem foi de férias ou a trabalho.

O último avião da minha lista, no aeroporto de Confins, Belo Horizonte. Foto: Dagomir Marquezi

Meus números indicam que quase 70% dos meus registros se concentram na ponte aérea São Paulo-Rio, que frequentei semanalmente entre os anos 1986 e 1992, quando trabalhava para a extinta rede Manchete. E o avião que eu mais usei foi o veterano Electra II, da igualmente extinta Varig.

Geograficamente, o mapa mostra que, fora uma aventura na Nova Zelândia, minha aerobiografia se concentra no Brasil, nos EUA e na Europa. Como vivemos na era da culpa, o site informa também que meus voos produziram 76,5 toneladas de dióxido de carbono, além de 3,74 quilos de metano e 3,06 quilos de óxido nitroso.

No meu último voo, entre Belo Horizonte e São Paulo | Foto: Dagomir Marquezi

A maior parte das pessoas vai achar coisa de maluco ficar anotando detalhes sobre uma viagem de avião. Os fanáticos vão entender e, espero, seguirão meu exemplo. Especialmente os mais jovens, que começaram agora a viajar. Um site como o MyFlightRadar24 serve para registrar a história, pessoal e coletiva.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Concordo com o leitor Claudio Haddad, boa matéria, interessante e título bem montado. Eu só queria saber qual seria este tal de ” debate público”. Assembléia de estudantes da FFLCH?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.