As Forças Armadas dos Estados Unidos testaram um novo sistema chamado Directed Energy Maneuver Short-Range Air Defense, conhecido pela sigla em inglês DE M-SHORAD. Trata-se de uma arma que emite um feixe de luz com 50 quilowatts de energia concentrada. Essa potência é capaz de furar a blindagem de drones e aeronaves maiores. Em julho, o protótipo passou com êxito por exercícios militares no Estado de Oklahoma.
Leia também: “Bilionário Jeff Bezos processa a Nasa por contrato lunar”
“Nosso objetivo é entregar protótipos que os soldados possam usar conforme a missão exige, e que o Exército possa usar como base para um programa de registro”, disse, na quarta-feira 18, Marcia Holmes, vice-diretora de hipersônica, energia dirigida, espaço e aquisição rápida do Exército norte-americano.
De acordo com a militar, “existem lugares onde a energia direcionada pode fornecer uma vantagem significativa”. Ela destaca que todas as munições “são integradas ao sistema, de modo que a logística associada à movimentação de uma plataforma e ao abastecimento requer apenas gás e peças”.