Na noite do sábado 8, a plataforma de streaming Rumble foi reativada no Brasil. Criada em 2013, a Rumble é uma alternativa ao YouTube e busca se diferenciar ao se colocar como a favor do “livre discurso”, com menos regras de moderação de conteúdo, e vinha ganhando espaço no Brasil a partir de 2022.
Por decisão do CEO da empresa, Chris Pavlovski, a plataforma estava fora do ar desde dezembro de 2023. À época, Pavlovski justificou a decisão em virtude de censura da Justiça.
A repercussão da volta da Rumble
A reativação da Rumble gerou uma grande repercussão nas redes sociais. Em seu perfil no X, o jornalista norte-americano Michael Shellenberger afirmou que o retorno da plataforma representa a volta da liberdade de expressão no Brasil.
Glenn Greenwald destacou que a Rumble deixou o Brasil em 2023 para não seguir as ordens de censura do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também afirmou que a volta de Donald Trump à Presidência dos EUA ajudou no retorno da plataforma.
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) celebrou o retorno da Rumble ao Brasil e afirmou que ainda há muito a ser feito, mas que, no futuro, aqueles que restringem a liberdade de expressão serão responsabilizados.
O ex-secretário da primeira gestão de Donald Trump Mike Benz destacou as possíveis ligações entre a censura no Brasil e a USAid, envolvida em uma recente polêmica.
“Dois dias depois que a USAid cai, o Brasil finalmente encerra sua proibição de censura de meses ao Rumble”, disse. “Hmmm… é quase como se tudo o que eu disse sobre o aparato de censura do Brasil sendo impulsionado pelo dinheiro da USAid e que cortar o financiamento e as parcerias da USAid reduziria seu controle…”
Presidente da plataforma comemora retorno ao Brasil
Chris Pavlovski, presidente da Rumble, também se manifestou sobre o retorno da operação no Brasil. Pavlovski atribuiu o retorno da Rumble no país à vitória de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos.
“A Rumble, empresa norte-americana, agora está totalmente operacional no Brasil. Dou crédito a Donald Trump por vencer em novembro”, escreveu o CEO. “A decisão do Brasil de revogar a censura à Rumble é prova de que o mundo está mudando. O presidente Trump está tornando o mundo grande novamente. Obrigado, presidente Trump.”
Em fevereiro de 2023, o então representante da Rumble no Brasil, Grant Lingel, concedeu uma entrevista à Revista Oeste. Lingel explicou o funcionamento da big tech no Brasil e falou sobre liberdade de expressão.
‘Não há nada a comemorar’, diz advogado, sobre desbloqueios de perfis na mira do STF
Especialista em Liberdade de Expressão, o advogado André Marsiglia se pronunciou no X sobre os desbloqueios de contas censuradas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Segundo o jurista, “não há nada a comemorar”.
A liberação dos perfis acontece em meio à visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Brasil, que começa neste domingo, 9, e vai até 14 de fevereiro.
“Não estão revogando a censura”, afirmou Marsiglia. “Os posts antigos dos perfis reativados seguem censurados. Apenas a censura prévia foi revogada, ou seja, deixam de impedir manifestações futuras dos usuários.”
“Soltar alguém, contudo, sem dizer por que foi preso e por que foi solto, gera medo de novas censuras, a qualquer tempo, por qualquer coisa, resultando na pior das censuras: a autocensura”, acrescentou. “Lembrem-se, os donos dos perfis seguem processados e investigados, dentro de inquéritos totalmente ilegais e sigilosos.”
🚨O STF está reativando diversos perfis, mas não há nada a comemorar:
— Andre Marsiglia (@marsiglia_andre) February 9, 2025
1) Não estão revogando a censura. Os posts antigos dos perfis reativados seguem censurados. Apenas a censura prévia foi revogada, ou seja, deixam de impedir manifestações futuras dos usuários
2) No entanto,…
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Perai 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Segue a lógica…..o CEO da empresa DECIDIU por conta própria retirar a plataforma do ar no Brasil pq dizia ter restrição a liberdade de expressão 🤔🤔🤔🤔🤔 não houve decisão judicial pra tirar do ar….
Agora, ele DECIDE que vai voltar e que isso significa a “volta da liberdade de expressão” 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Primeiro que é mimimi dele 🤣🤣🤣🤣🤣 segundo que se ele decide quando volta e quando sai não há restrição à liberdade😛😛😛😛😛 terceiro ele assumiu a personificação da “liberdade” de expressão 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 ele sai (por conta própria) acabou a liberdade….ele volta (por conta própria) voltou a liberdade 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 doido é doido e gado é gado 🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂
PS…..o ministro continua o mesmo 😅😅😅😅😅😅
Não vejo a hora do ditador skinhead nazista togado ir aos EUA.
Não se alegrem com pouco…..tem muita pela frente ainda.
AINDA NÃO VOLTOU NADA DE LIBERDADE NO BRASIL!
Realmente foi uma primeira vitória mas ainda falta muito para ganharmos a guerra contra a censura no Brasil! Certamente foi o efeito Trump ou como se diz em bom português, “quem tem, tem medo”!
O Brasil precisa refazer Nuremberg! Quem ordenou e quem cumpriu ordens ilegais tem que ser punido!