A Ford anunciou a retomada da montagem de sua picape elétrica F-150 Lightning, na terça-feira 1º. A montadora norte-americana planeja triplicar a taxa de produção do modelo.
O projeto faz parte de um teste multibilionário para verificar se os compradores “convencionais” de picapes nos Estados Unidos estão prontos para uma mudança ao veículo elétrico. A modalidade também é conhecida pela sigla EV.
Leia também: “Ford conclui venda de fábrica em Taubaté”
Representantes da fabricante disseram que a operação de montagem da picape elétrica F-150 Lightning em Dearborn, no Estado de Michigan, poderá atingir uma taxa de produção anual de 150 mil veículos. A meta é chegar a esse número até outubro deste ano.
A Ford e seus revendedores vão enfrentar a pressão de aumentarem as vendas mensais em três vezes ou mais. Atualmente, a montadora planeja 4 mil vendas por mês ao decorrer deste ano.
Concorrência da Ford e sua picape elétrica F-150 Lightning
O aumento da produção do Lightning ocorre ao mesmo tempo em que a Tesla, líder do mercado de EVs nos Estados Unidos, acelera a produção de sua picape elétrica, o Cybertruck.
Leia também: “Com foco em carros elétricos, Ford vai demitir 11% dos empregados”
Além da empresa, a General Motors lança a produção de seu veículo Silverado, concorrente direto do Lightning. A startup de EVs Rivian é outra a aumentar a entrega de seus veículos.
Segundo Marin Gjaja, diretor de atendimento ao cliente do setor de veículos elétricos da Ford, a empresa vai concentrar os esforços de vendas em “atrair mais clientes tradicionais, ou os primeiros compradores em massa”, como apoio à maior produção do Lightning.
“Ainda existem desafios relacionados à conscientização e à aceitação dos veículos elétricos entre os compradores comuns”, disse Gjaja.