A Workday, empresa de tecnologia especializada em software de gerenciamento de força de trabalho, anunciou a demissão de aproximadamente 1,7 mil funcionários. Em um e-mail enviado na última quarta-feira, 5, o CEO Carl Eschenbach explicou que a empresa vê na inteligência artificial (IA) uma oportunidade para impulsionar uma nova fase de crescimento.
As demissões representam 8,5% do quadro global de funcionários. No comunicado, Eschenbach informou que a companhia com sede na Bay Area pretende direcionar investimentos para inovação. As áreas incluem IA e desenvolvimento de plataforma.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Na mesma mensagem, recomendou que os funcionários trabalhassem remotamente no dia da divulgação. Garantiu também que os profissionais demitidos nos Estados Unidos receberão pelo menos 12 semanas de salário. O tempo pode aumentar conforme a estabilidade de cada um.
Apesar dos cortes, a empresa de tecnologia pretende manter contratações
Mesmo com os cortes, a Workday pretende manter contratações em áreas estratégicas ao longo do ano. Além disso, planeja desocupar alguns escritórios. A informação foi confirmada em um documento apresentado à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro nos EUA. O jornal The Washington Post, veículo que divulgou a informação, está entre os clientes da empresa.
A decisão acompanha um movimento frequente no setor de tecnologia. Grandes corporações como Amazon, Google, Meta e Intel também reduziram equipes nos últimos anos. A onda de demissões preocupa profissionais da área, que antes encontravam diversas oportunidades de emprego com mais facilidade. Jeff Bezos, fundador da Amazon, é proprietário do Washington Post.
A Workday segue uma tendência adotada por outras companhias. Elas justificam cortes para abrir espaço para a IA. A Meta, por exemplo, demitiu milhares de funcionários entre 2022 e 2023. No entanto, continuou a recrutar especialistas para fortalecer seus projetos de inteligência artificial e metaverso. O Google, no ano passado, eliminou centenas de postos nas áreas de engenharia e hardware. A empresa prioriza o desenvolvimento de IA.
Drew Houston, CEO do Dropbox, usou um argumento semelhante para explicar cortes na empresa. Em entrevista ao Verge, afirmou que foi preciso tomar “uma decisão muito difícil de demitir muitas pessoas e então abrir espaço para os investimentos em IA”.
Fundada em 2005, a Workday possui um valor de mercado estimado em US$ 73 bilhões. No último trimestre, registrou receita total de US$ 2,16 bilhões. O crescimento foi de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O CFO Zane Rowe projeta um aumento de 17% na receita de assinaturas até o fim do ano fiscal de 2025.
A modernidade e o desenvolvimento tecnológico só traz vantagens para alguns e não para todos. Estamos vivendo uma exclusão