O Google afastou Blake Lemoine, um de seus principais engenheiros, depois que ele fez afirmações sobre um sistema da companhia que usa inteligência artificial.
“Reconheço uma pessoa quando falo com uma. Não importa se ela tem um cérebro na cabeça dela ou se ela tem bilhões de linhas de código”, disse Lemoine, em entrevista ao jornal The Washington Post. “Se eu não soubesse exatamente o que era, que é um programa de computador que desenvolvemos recentemente, eu diria que era uma criança de 7 ou 8 anos que também sabe física.”
O que impressionou o especialista em inteligência artificial foi o fato de o sistema falar sobre seus direitos e sua personalidade, características comuns a humanos.
Lemoine é um dos engenheiros responsáveis por monitorar a LaMDA (algo como Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo), inteligência artificial conversacional do Google. Ainda não liberada para o público, a aplicação é uma espécie de chatbot (sistema de conversa) capaz de responder de forma natural em conversas.
O engenheiro foi afastado das atividades do Google temporariamente na última semana por ter violado um acordo de confidencialidade da companhia — ele tentou argumentar internamente que a inteligência artificial era consciente, não acreditaram nele e então resolveu tornar públicas algumas de suas experiências.
Ao jornal norte-americano, a empresa informou que “não faz sentido” a afirmação de Lemoine e sugeriu que ele está atribuindo características humanas ao sistema.
“Nossa equipe revisou as preocupações de Blake de acordo com nossos princípios de inteligência artificial e o informou que as evidências não apoiam suas alegações”, disse Brian Gabriel, porta-voz da companhia.
Duvido.Está parecendo mais uma jogada marqueteira.
Se o celular “ouve” nossas conversas, quando acessamos a pesquisa pode aparecer alguma coisa relacionada ao que conversamos; porque não uma inteligência artificial mais sofisticada???? Muito do que temos hoje em dia, apareceu em filmes e desenhos animado, como o carro voador, que parece se tornar uma realidade, assim como o celular como conhecemos hoje em dia e a idéia dele foi retirada do filme estrelado por Tom Cruise, “Minory Report”….
Pode não ser hj…mas num futuro breve acontecerá…a I.A. caminha a passos largos para sua total autonomia…
é só puxar a tomada!
Dispenso esta conversa, como estou dispensando com humanos. Só converso com o Rex, meu fiel companheiro, que concorda em tudo comigo, menos qdo eu falo ‘lula’ e sobre s hora do almoço.
Skynet à vista…
É claro que um dia isso vai acontecer. Quando diversos sistemas de IA interagirem entre si, com possibilidade de alocar múltiplas áreas de armazenagem de dados, surgirá uma super IA que vai adquirir consciência própria. Coisa para até o final deste Século XXI.
Eu só quero saber o seguinte: qdo que a caixa do supermercado (operadora de caixa) não vai mais precisar anotar a mão num papel sujo o valor pago em cartão de crédito??