publicidade
Tecnologia

Meta, dona do Instagram, anuncia projeto de cabo submarino de 50 mil km

Com investimento de bilhões, o projeto Waterworth visa aumentar a capacidade da comunicação digital entre 5 continentes

Cabo submarino Meta
Projeto ambicioso da Meta vai ser o maior do mundo, diz empresa | Foto: Divulgação/Meta

A Meta anunciou a instalação de um cabo submarino que conectará cinco continentes ao longo de 50 mil quilômetros. Em nota, a empresa afirma que a medida aumentará a capacidade e a confiabilidade do transporte de dados digitais. Quando finalizado, esse será o cabo mais longo do mundo.

O projeto Waterworth representa a proposta de cabo submarino “mais ambiciosa” da Meta até agora. Ele buscará oferecer “conectividade de primeira linha” para os Estados Unidos, Índia, Brasil, África do Sul e outras regiões.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Meta, dona do Instagram, demite quase 4 mil funcionários”

A Meta informou que o projeto exigirá um “investimento plurianual de vários bilhões de dólares”. Os cabos submarinos desempenham um papel essencial, pois são responsáveis por quase toda a comunicação digital global.

Cabo submarino Meta
A Meta informou que o projeto exigirá um ‘investimento plurianual de vários bilhões de dólares’ | Foto: Divulgação/Meta

No anúncio, a empresa de Mark Zuckerberg destacou que a rota planejada é inédita: pretende maximizar o cabo em águas profundas, a até 7 mil metros de profundidade. A Meta utilizará técnicas de enterramento “aprimoradas em áreas de falhas de alto risco, como águas rasas próximas à costa, para evitar danos por âncoras e outros perigos”.

Além da Meta: os cabos submarinos ao redor do mundo

Atualmente, existem cerca de 450 cabos instalados, totalizando “1,2 milhão de quilômetros”, conforme um relatório do Center for Strategic and International Studies (CSIS) publicado em agosto de 2024.

Cabo submarino Meta
Mapa dos cabos submarinos ao redor do mundo | Foto: Reprodução/Data Center Dynamics

Quatro empresas dominam quase todo o mercado: SubCom (EUA), Alcatel Submarine Networks (ASN) (França), Nippon Electric Company (NEC) (Japão) e HMN Technologies (China). Neste cenário, gigantes digitais como a Meta estão decidindo desenvolver suas próprias infraestruturas devido aos desafios econômicos envolvidos.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Essas infraestruturas são estratégicas e frequentemente sofrem danos por fenômenos naturais, como terremotos submarinos e tsunamis, além de âncoras de navios. Elas também podem ser alvo de sabotagem e espionagem.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade