O Google vai encerrar nesta quarta-feira, 19, o serviço de fotos “Arquivo dos álbuns”, uma galeria que permite visualizar e gerenciar conteúdos de mídia de vários produtos da empresa, como os antigos Hangouts e Picasa.
O que fazer?
O conteúdo que estiver apenas no “Arquivo dos álbuns” vai ser excluído.
Para salvar, o usuário deve entrar no álbum, clicar em mais e baixar as imagens. Também é possível fazer uma cópia com o Google Takeout, outro serviço oferecido pela big tech.
Leia também: “Christopher Nolan diz que Oppenheimer pode servir como alerta para as big techs“
É importante lembrar que a ferramenta não tem relação com o Google Fotos, que continuará a funcionar normalmente. Outras aplicações, como a conta do Google e o Blogger também estarão disponíveis. A maioria das imagens e vídeos do Hangouts ainda permanece disponível.
Conheça Bard, o “ChatGPT” do Google
Cinco meses depois de seu lançamento, o Bard, chatbot inteligente do Google semelhante ao ChatGPT, foi lançado no Brasil, em 13 de julho.
Além do português, o chatbot está disponível em 40 idiomas, como espanhol, alemão e chinês. Antes, a ferramenta tinha apenas respostas em inglês, coreano e japonês. A empresa anunciou o Bard em fevereiro deste ano, poucos meses depois do lançamento do ChatGPT, da OpenAI, que se tornou o parâmetro das aplicações práticas de inteligência artificial.
Leia também: “Uma chance para a Cultura e a estreia do Bard”, artigo de Bruno Meyer publicado na edição 173 da revista Oeste
Para usar o Bard, acesse o site bard.google.com. É preciso estar conectado a uma conta do Google, a mesma do Gmail e/ou Google Chrome. Com a conta conectada, acesse o site do chatbot e digite a pergunta, o tópico ou insira uma imagem na caixa de pesquisa. A ferramenta pode ser usada tanto no celular quanto na versão web.
O usuário também pode escolher algumas características das respostas para obter um resultado mais assertivo, como longas, curtas ou detalhadas. No entanto, esse recurso está apenas em inglês. A ferramenta também possui um botão que, acionado, possibilita ouvir a resposta gerada, semelhante ao que o Google Tradutor faz.
Fiz alguns testes e, para surpresa de ninguém o Bard também é tendencioso e beneficia a esquerda. Não dá pra confiar.