Depois de 28 anos de funcionamento, o ICQ, um popular aplicativo de mensagens dos anos 1990 e início dos 2000, comunicou que encerrará suas operações em 26 de junho. A notícia foi divulgada junto a uma promoção do VK Messenger, um rival russo do WhatsApp, administrado pela mesma companhia que comprou o ICQ em 2010.
Desenvolvido em 1996 pela Mirabilis, uma empresa israelense, o ICQ — cujo nome significa “I seek you” (eu te procuro, em inglês) — foi pioneiro em popularizar as mensagens instantâneas e alcançou mais de 100 milhões de usuários em 2001. Contudo, não conseguiu manter-se competitivo frente ao MSN da Microsoft e perdeu relevância.
A AOL adquiriu o ICQ em 1998 por US$ 287 milhões e, em 2010, vendeu a plataforma para a Digital Sky Technologies, da Rússia, agora chamada VK Company. Na venda, o ICQ tinha 33 milhões de usuários, dos quais 8,3 milhões eram russos.
Com o surgimento dos smartphones, a empresa tentou adaptar o ICQ para esses dispositivos a partir de 2013 e lançou o ICQ New em 2020. No entanto, a plataforma não conseguiu competir com aplicativos de mensagens criptografadas como WhatsApp e Messenger, ambos da Meta.
Características únicas do ICQ
O ICQ era conhecido por não necessitar de um número de telefone para operar; em vez disso, cada usuário possuía um número de identificação único, que inicialmente tinha cinco dígitos e aumentou à medida que o serviço ganhou popularidade. Em 2021, durante uma polêmica atualização de política de privacidade do WhatsApp, o ICQ teve um breve ressurgimento de popularidade.
No Brasil, contudo, o serviço foi associado negativamente no ano anterior, quando o site Núcleo expôs que 13 quadrilhas de pornografia infantil utilizavam o ICQ para comunicação. A VK Company não se manifestou.
Posteriormente, o Ministério Público solicitou que o Google removesse o ICQ New da Play Store, pedido que foi atendido, e desde 30 de junho do ano passado, o aplicativo não está disponível para download oficial no Brasil.
A VK Company não divulgou o número atual de usuários do ICQ, apenas informou que os dados dos usuários serão transferidos para o VK Messenger. A plataforma é lembrada pelo som característico “oh-ow” de novas mensagens recebidas.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste