Uma igreja na Alemanha realizou um culto para mais de 300 pessoas utilizando a ferramenta de inteligência artificial (IA) ChatGPT. No evento, quatro avatares diferentes foram exibidos no telão da igreja e substituíram os músicos e o pregador.
O culto experimental ocorreu na Igreja de São Paulo, em Fuerth, na Alemanha. O teólogo e filósofo Jonas Simmerlein é o responsável por planejar a cerimônia.
Participaram do culto quatro avatares, sendo dois homens e duas mulheres brancos. Também estava na cerimônia um avatar de um homem negro barbudo, que conduziu o sermão.
“Queridos amigos, é uma honra estar aqui e pregar para vocês”, disse o avatar que conduziu o culto. “Sou a primeira inteligência artificial na convenção dos protestantes alemães deste ano.”
Alguns fiéis gravaram o culto e aprovaram a nova forma de realizar as cerimônias. Em contrapartida, outros religiosos foram contra o uso da inteligência artificial nos eventos. Eles criticam a ausência da emoção e da humanização da pregação.
O ChatGPT além das igrejas
O ChatGPT é um chatbot on-line de inteligência artificial desenvolvido pela empresa OpenAI. A ferramenta foi lançada em setembro de 2022.
O nome é a junção dos termos “chat”, um programa que pode responder a perguntas, e “GPT”, um modelo de linguagem.
A ferramenta tem chamado atenção dos internautas por causa de suas respostas detalhadas e explicadas. Além de simular um bate-papo humano, o ChatGPT também pode compor músicas, escrever redações, contos de fadas e poesias.
Vídeos publicados no Twitter mostram o funcionamento do ChatGPT. Confira:
Ridículo e absurdo. Coisa de gente que não tem fé.
Daqui a pouco as igrejas vão fechar. Virarão de museus a depósitos.