Empresa dona do Instagram, a Meta liberou para a rede social a ferramenta AI Studio. Ela permite ao usuário a programação de um robô de respostas automáticas nas mensagens diretas (DM).
Na prática, os criadores de conteúdo poderão, com a tecnologia, criar e programar chatbots, que interagem com outros usuários como se fossem o dono da conta. De acordo com a empresa, as mensagens programadas terão uma identificação — o termo AI ou IA — ao lado do nome do usuário.
A ferramenta do Instagram já está em fase de teste nos Estados Unidos. Segundo o fundador da Meta, Mark Zuckerberg, a empresa contou com a ajuda de influenciadores norte-americanos para a criação e o aperfeiçoamento da ferramenta.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
“Temos trabalhado em estreita colaboração com os criadores para construí-los [chatbots]”, disse Zuckerberg. “Eles devem ser úteis para responder às perguntas que recebem de seus seguidores e de modo que possam conversar com as pessoas de uma forma útil e divertida.”
A nova função do Instagram em teste
A medida deve ser parecida com um chat de autoatendimento, utilizado por diversas empresas em seus sites. Num primeiro momento, a ferramenta estará disponível para mensagens privadas nos EUA.
Leia mais: “Celulares com QI”, reportagem de Dagomir Marquezi e Tauany Cattan publicada na Edição 223 da Revista Oeste
“Ainda estamos no começo e na primeira versão, a beta dessas IAs”, disse o empresário. “Então continuaremos trabalhando para melhorá-las e disponibilizá-las para mais pessoas em breve.”
De acordo com Mark Zuckerberg, os usuários comuns do Instagram devem começar a notar a atualização nas próximas semanas.