Presidente da Anatel, Leonardo Euller, afirmou que esse será o maior leilão de uso de radiofrequência do país
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, reuniu-se com integrantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com o presidente Jair Bolsonaro na tarde da terça-feira 24 para tratar da preparação do leilão da rede móvel 5G.
Faria disse que o governo pretende fazer o leilão da tecnologia 5G no primeiro semestre do ano que vem. A medida já era esperada para 2021, mas agora começa a ganhar contornos mais concretos, com a definição do edital e também do relator, que será o conselheiro Carlos Baigorri.
Leia mais sobre o assunto: “5G: Uma rede limpa”
O presidente da Anatel, Leonardo Euller, afirmou que esse será o maior leilão de uso de radiofrequência do país e que é uma grande oportunidade de preencher as lacunas de infraestrutura de telecomunicações no Brasil.
Indagado por jornalistas sobre a possibilidade de o governo brasileiro estabelecer algum tipo de restrição à participação de grupos chineses, como tem sido defendido por uma aliança de países liderada pelos Estados Unidos, Fábio Faria disse que o trabalho de sua pasta era na parte técnica. “Aqui não tratamos de geopolítica, o que foi tratado aqui são os técnicos da Anatel, os conselheiros que vieram conhecer o presidente da República”, afirmou.
O Ministro @fabiofaria55 participou de reunião com o PR @jairmessiasbolsonaro e apresentou o relator do processo de implantação da tecnologia 5G na @AnatelGovBR. O leilão do 5G é esperado para o 1º semestre de 2021. pic.twitter.com/m5erplFpCp
— Ministério das Comunicações (@mincomunicacoes) November 24, 2020