O Manual do Mundo, maior canal do YouTube de ciência e tecnologia da América Latina, resolveu quebrar o recorde mundial de construir a maior torre de palitos de sorvete da história.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo Iberê Thenório, apresentador e fundador do canal, a regra é: só pode usar palito de sorvete e cola na construção. A torre também não pode ter cabos nem algo parecido para sustentar-se.
O recorde atual é de 12,53 m, conquistado por um grupo canadense em junho deste ano. O Manual do Mundo planeja construir uma torre com pelo menos o dobro do tamanho, ainda em 2023.
De acordo com Iberê, o desafio será começar com a escolha da estrutura mais estável e leve possível, com a menor quantidade de material.
Depois, vai haver “todo o trabalho de montagem”, que será feito em etapas. A previsão é que sejam necessários cerca de 30 mil palitos de sorvete.
Outros recordes do Manual do Mundo
Em 2019, o Manual do Mundo fez a maior pasta de dente de elefante do mundo, com 275,91 m³.
O vídeo mostra todo o processo junto com a presença de fiscais do Guinness Book. O conteúdo que registra o feito conta com quase 5 milhões de visualizações no YouTube.
No entanto, esse recorde já foi quebrado por membros da empresa infantil dos Estados Unidos KiwiCo, em 2022, com uma pasta de 342,52 m³.
Em 2018, o Manual do Mundo havia recebido o título de canal do YouTube com maior número de inscritos da categoria (Ciência e Tecnologia), quando alcançou a marca de 10 milhões de inscrições. Atualmente, o canal possui mais de 18 milhões de inscritos.
Leia também: “Nvidia vai adiar lançamento de chip de inteligência artificial para a China”
Segundo o LinkedIn do canal, o “Manual do Mundo é uma das maiores produtoras de entretenimento educativo do país. Levando conhecimento para o público desde 2008, tem mais de 20 milhões de seguidores em suas redes digitais, tendo acumulado mais de 4 bilhões de visualizações só em seu canal no YouTube”.
Estêvão Júnior é estagiário na Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli.