O Meta AI, uma espécie de ChatGPT para WhatsApp, Instagram e Facebook, começou a funcionar recentemente para alguns usuários no Brasil.
A novidade, que viralizou e virou meme nas redes sociais por confundir comandos, dar informações erradas e emitir comentários constrangedores, não permite que as pessoas consigam fazer a sua desativação.
Meta é alvo de críticas
A Meta lançou a ferramenta para criar textos, planejar atividades e compor imagens a partir de comandos simples, assim como ChatGPT, Copilot e Gemini. Contudo, as pessoas reclamam de erros comuns.
A empresa do norte-americano Mark Zuckerberg disse à imprensa que, ao lançar o seu recurso de inteligência artificial, admitia a possibilidade de imperfeições.
Empresa reconhece falhas
“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos”, escreveu a plataforma.
Acrescentou, em nota, que o objetivo é “aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e haja feedbacks de nossos usuários”.
O chat do Meta AI fica junto das conversas na tela inicial do WhatsApp. O usuário pode apagar esse chat, mas não é possível desativar a IA, como informou a Meta.
“Ele tem como objetivo ser um assistente útil e está disponível na barra de pesquisa para ajudar com suas perguntas”, explicou a plataforma. “Você não pode desativá-lo nesta experiência, mas pode pesquisar da maneira habitual para acessar uma variedade de resultados”.
Especialistas sugerem que os usuários impeçam a ferramenta de usar seus dados como forma de treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário e encaminhá-lo ao WhatsApp e outro para Instagram e Facebook.
+ Leia mais notícias de Tecnologia na Oeste
Faz sentido para a Meta disponibilizar a ferramenta, mesmo sendo bem ruim ainda, porque o objetivo principal deles é obviamente coletar informações para treiná-la! Simples assim.