publicidade
Tecnologia

Meta AI: respostas erradas no WhatsApp e no Instagram não podem ser desativadas

Novidade no Brasil, recurso tem dificuldades para cálculos matemáticos simples e criação de imagens a partir de expressões locais

Questionada pela imprensa sobre os erros de sua inteligência artificial, Meta argumenta que recurso 'não pode ser perfeito' e que melhorias fazem parte de um processo de evolução no relacionamento com os usuários | Foto: Meta/Divulgação
Questionada pela imprensa sobre os erros de sua inteligência artificial, Meta argumenta que recurso 'não pode ser perfeito' e que melhorias fazem parte de um processo de evolução no relacionamento com os usuários | Foto: Meta/Divulgação

O Meta AI, uma espécie de ChatGPT para WhatsApp, Instagram e Facebook, começou a funcionar recentemente para alguns usuários no Brasil. 

A novidade, que viralizou e virou meme nas redes sociais por confundir comandos, dar informações erradas e emitir comentários constrangedores, não permite que as pessoas consigam fazer a sua desativação.

Receba nossas atualizações

Meta é alvo de críticas

A Meta lançou a ferramenta para criar textos, planejar atividades e compor imagens a partir de comandos simples, assim como ChatGPT, Copilot e Gemini. Contudo, as pessoas reclamam de erros comuns.

A empresa do norte-americano Mark Zuckerberg disse à imprensa que, ao lançar o seu recurso de inteligência artificial, admitia a possibilidade de imperfeições.

Empresa reconhece falhas

“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos”, escreveu a plataforma. 

Acrescentou, em nota, que o objetivo é “aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e haja feedbacks de nossos usuários”.

Copilot é a inteligência artificial da Microsoft | Foto: Divulgação/Microsoft
Ferramenta de inteligência artificial da Meta chega ao Brasil para concorrer com o Copilot, da Microsoft | Foto: Divulgação/Microsoft

O chat do Meta AI fica junto das conversas na tela inicial do WhatsApp. O usuário pode apagar esse chat, mas não é possível desativar a IA, como informou a Meta.

“Ele tem como objetivo ser um assistente útil e está disponível na barra de pesquisa para ajudar com suas perguntas”, explicou a plataforma. “Você não pode desativá-lo nesta experiência, mas pode pesquisar da maneira habitual para acessar uma variedade de resultados”.

Especialistas sugerem que os usuários impeçam a ferramenta de usar seus dados como forma de treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário e encaminhá-lo ao WhatsApp e outro para Instagram e Facebook.

+ Leia mais notícias de Tecnologia na Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Denis R.
    Denis R.

    Faz sentido para a Meta disponibilizar a ferramenta, mesmo sendo bem ruim ainda, porque o objetivo principal deles é obviamente coletar informações para treiná-la! Simples assim.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.