A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, lançou na segunda-feira 31 novos avatares 3-D para serem usados nos stories e mensagens diretas do Instagram, no Messenger e no Facebook. Por enquanto, a novidade só foi liberada para os usuários dos Estados Unidos, do Canadá e do México.
Os avatares, representações personalizadas do ser humano na internet, terão as mesmas características físicas — captadas através de câmera — dos usuários das redes sociais. Para promover diversidade e inclusão, os criadores dos personagens poderão acrescentar aparelhos auditivos e cadeiras de rodas.
Quem gosta de futebol americano ainda poderá personalizar o avatar com uma das camisetas dos times Cincinnati Bengal e Los Angeles Rams, que disputarão o Super Bowl em 13 de fevereiro.
“Ter o mesmo avatar em todas as nossas plataformas é um passo inicial para tornar isso realidade, e estamos trabalhando para isso há muito tempo”, disse Aigerim Shorman, gerente-geral da identidade da Meta, em uma publicação divulgada à imprensa. “Esperamos que seu novo ‘eu virtual’ permita que você se represente on-line da maneira que deseja ser representado.”
Os avatares digitais já eram usados no Facebook e no Messenger, mas os usuários dispunham de opções limitadas para criar e personalizar os personagens. Já no Instagram, a novidade será utilizada de forma inédita.
Lixo cultural digital…!!! 🤨🤨🤨💩💩💩