O Ministério da Saúde recuperou os dados de brasileiros vacinados contra a covid-19 que haviam sido apagados por hackers. A informação foi transmitida pela pasta neste domingo, 12, em nota.
“O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado sem perda de informações”, noticiou o comunicado. “Todos os dados foram recuperados com sucesso”.
Na madrugada de sexta-feira 10, diversas plataformas integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram indisponíveis em razão do ataque hacker. Entre elas, sistemas como o ConecteSUS não puderam ser acessados pela população.
O aplicativo é utilizado como certificado de vacinação contra a covid-19. Algumas cidades do país exigem o comprovante para a permanência e em espaços e eventos públicos.
Além disso, a ação atingiu a plataforma e-SUS e o próprio site oficial do Ministério da Saúde. Os criminosos cibernéticos deixaram uma mensagem para os usuários informando que seus dados haviam sido copiados e excluídos. O governo disse que está trabalhando “para restabelecer o mais rápido possível os sistemas.”
Ataque hacker ao Ministério da Saúde
Na manhã da sexta-feira, 10, a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o ataque hacker. A suspeita é que tenha ocorrido uma ação de hacktivismo: ataque hacker politicamente motivado.