A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) informou, nesta terça-feira, 1º, que conseguiu captar um sinal da sonda Voyager 2, localizada a 19, 9 bilhões de quilômetros da Terra.
Controladores pararam de ouvir a sonda há mais de uma semana, depois de enviar um comando equivocado na antena que desviou o sinal a 2ºC da Terra.
A Voyager 2 foi enviada ao espaço em 1977, para captar imagens de Júpiter e Saturno. No entanto, continuou ao longo dos anos em uma jornada interestelar, tornando-se um dos objetos espaciais mais afastados do Planeta Terra.
Leia também: “Nasa prepara informe especial sobre extraterrestres”
Embora o sinal tenha se restabelecido, ele não responde a novos comandos do Deep Space Network — um conjunto internacional de antenas de rádio gigantes e de outras que orbitam a terra. É o que informou a diretora do projeto da Voyager, Suzanne Dodd, à agência de notícias AFP.
Qual é o objetivo da Nasa?
O sinal enviado pela Deep Space Network é uma tentativa de “gritar” para o Cosmos, na esperança de obter um retorno. E funcionou.
A resposta é positiva, “porque vemos o sinal de ‘batimento cardíaco’ da espaçonave” lançada para explorar exoplanetas e servir como um farol para a humanidade, explicou Suzanne.
A Voyager 2 e sua nave irmã, Voyager 1, também lançada em 1977, carregam gravações de sons e imagens da Terra em placas de ouro e cobre.