A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou, na terça-feira 6, uma selfie tirada em Marte pelo rover Perseverance. A imagem, capturada ao lado da rocha Cheyava Falls, mostra o veículo enquanto coleta dados que serão trazidos à Terra.
Na legenda da publicação, a Nasa explicou que a rocha pode oferecer pistas sobre a possibilidade de Marte ter abrigado vida microscópica em seu passado distante.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A foto revela um pequeno buraco de onde o robô retirou uma amostra e uma mancha branca, indicando o local desgastado para análise de sua composição. O Perseverance está há mais de mil dias no planeta vermelho.
Robô da Nasa percorreu 470 km
A selfie, registrada oficialmente em 23 de julho, é uma montagem de 62 fotos tiradas pela câmera no braço robótico do rover.
“Medindo 1 metro por 0,6 metro e nomeada em homenagem a uma cachoeira do Grand Canyon, a Cheyava Falls está situada na borda norte de um antigo vale fluvial esculpido pela água que corria para a Cratera Jezero há muito tempo”, informou a agência, nas redes sociais.
O Perseverance pousou em Marte com o objetivo de procurar sinais de vida no passado ou no presente. A sonda foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, e percorreu 470 milhões km para chegar a Marte.