A plataforma de streaming Netflix encerrou definitivamente seu serviço na Rússia, em resposta ao conflito na Ucrânia. O serviço não está mais disponível no país desde sexta-feira 27. A empresa informou à agência de notícias AFP que os assinantes russos não terão mais acesso à plataforma.
Em março, a empresa havia anunciado a interrupção dos serviços na Rússia. “Dadas as circunstâncias, nós decidimos suspender nossos serviços no país”, afirmou, em comunicado. A empresa aguardou até o fim do período de faturamento para efetivar o encerramento do serviço aos seus clientes.
A Netflix já havia divulgado que suspenderia produções na Rússia. Na época, um estúdio de Hollywood também comunicou que “uma grande produção”, com gravações marcadas em território russo, também foi suspensa. Em abril, a empresa divulgou em uma carta para acionistas que perderá 700 mil assinantes com o encerramento dos serviços na Rússia e atribuiu isso à primeira queda global de assinantes em uma década.
A Netflix é líder mundial das plataformas de streaming, com quase 222 milhões de assinantes, de acordo com o número divulgado no fim de 2021.
Netflix perde assinantes pela primeira vez em uma década
Líder do mercado internacional de streaming, a Netflix perdeu assinantes pela primeira vez em uma década. A empresa de entretenimento anunciou em abril que cerca de 200 mil pessoas deixaram a plataforma no primeiro trimestre do ano.
Atualmente, a plataforma conta com 221 milhões de assinantes ao redor do mundo. A última vez que a Netflix havia registrado baixa em sua base de consumidores havia sido em 2011.
Em comunicado aos acionistas da empresa, a direção da Netflix argumentou que a inflação global, aliada à guerra na Ucrânia, impactou o negócio nos primeiros meses de 2022. A região da Ásia e países do Pacífico foi a única a registrar aumento de assinantes no período.
A empresa manifestou ainda esperar que a tendência de debandada de assinantes continue no próximo trimestre, mesmo com lançamentos considerados grandes, como a nova temporada da série Stranger Things.
Antes de 2022, a previsão da Netflix era de ganho de 2,5 milhões de assinantes no primeiro trimestre do ano. No entanto, somente a decisão de cancelar o serviço na Rússia, acompanhando retaliação do mercado ao país em razão do conflito na Ucrânia, fez a plataforma perder 700 mil consumidores.
Quem lacra não lucra
Que coincidência, também estou pensando em encerrar esse serviço aqui em minha casa, ultimamente só dá lixo, filmes de quinta categoria.
Não sei se os Russos perdem com isso. Os filmes que a Netflix produz, com raras exceções, são muito fraquinhos, ou sobre ideologia de gênero.
Lixo saindo voluntariamente! Russia sendo despoluída.
Os Russos há provaram ser um povo forte e destemido, sem nenhum receio de atacar o ocidente.
Os filmes com protagonistas sensíveis não vão fazer falta nesse momento.