Revista Oeste - Eleições 2022

Instabilidade econômica afetará o setor de tecnologia, diz CEO do Google

As interrupções na cadeia de suprimentos lançaram uma sombra sobre os negócios das empresas do setor
-Publicidade-
CEO do Google, Sundar Pichai, durante conferência anual de desenvolvedores da empresa
CEO do Google, Sundar Pichai, durante conferência anual de desenvolvedores da empresa | Foto: Divulgação

A instabilidade econômica, com os crescentes temores de uma recessão global, poderá “afetar o setor de tecnologia”, segundo o CEO do Google, Sundar Pichai. O executivo conversou com a mídia internacional, como parte da conferência anual de desenvolvedores da empresa, realizada na terça-feira 24.

O Google e outros grandes players de tecnologia nos Estados Unidos continuaram a crescer, em parte graças à pandemia de covid-19. No entanto, as interrupções na cadeia de suprimentos lançaram uma sombra sobre seus negócios, e os preços das ações caíram acentuadamente desde o início do ano.

As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram mais de 20% desde o início do ano. O colapso tecnológico mais amplo é visível no índice composto da Bolsa de Valores da Nasdaq, que inclui muitas empresas de tecnologia. Caiu quase 30% até agora em 2022.

-Publicidade-

Pichai também apontou a invasão da Ucrânia pela Rússia e o aperto monetário por bancos centrais em todo o mundo como preocupações. “As economias tendem a ter ciclos, e o setor de tecnologia tende a ter ciclos mais voláteis”, disse ele, observando que o setor deve ser afetado um pouco pela instabilidade política e econômica. À medida que as condições dos negócios pioram, a Netflix anunciou demissões e a Meta, controladora do Facebook, revelou planos para reduzir o investimento.

No entanto, Pichai disse que a tecnologia cria “valor real” para a economia, ressaltando que seu papel permanecerá o mesmo no longo prazo. Em abril, o Google anunciou planos de contratar 12 mil pessoas nos Estados Unidos em 2022, um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior. Pichai disse que a empresa continuará contratando e investindo “no longo prazo”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.