A Volkswagen anunciou que está fazendo testes com um caminhão autônomo no Brasil para aplicação na agricultura. A divisão de veículos pesados da empresa na América Latina também relançou toda a linha para se adequar às novas regras mais exigentes de emissão de poluentes, que entram em vigor no país no início de 2023.
O teste com o caminhão autônomo está sendo feito em parceria com a empresa de açúcar e etanol Raízen, na colheita de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, afirmou o presidente da montadora, Roberto Cortes, na terça-feira 27.
O modelo é um protótipo e representa um dos primeiros testes da tecnologia no país. O veículo tem ajudado no transporte de cana recém-colhida para envio a usinas. O caminhão é um modelo de grande porte da marca, um Constellation, equipado com motor a diesel e tecnologia de direção sem motorista da norte-americana Raven, disse o executivo.
“Estamos experimentando e vendo custo, autonomia, aplicações. Acreditamos que os caminhões elétricos são mais adequados para a última milha nas cidades enquanto o autônomo, no Brasil, para recintos confinados, para aplicações em agricultura e mineração, por exemplo”, disse Cortes.
Segundo ele, os primeiros modelos de caminhões totalmente autônomos ainda são uma realidade distante de aplicação no Brasil, por vários fatores, incluindo as condições das rodovias. “Sem motorista é bem a longo prazo. Um dia teremos, talvez no fim da década no Brasil”, afirmou.
A companhia iniciou a produção de seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, voltado a entregas urbanas, há cerca de um ano. O objetivo é alcançar toda a América Latina com o produto, disse o executivo, sem citar prazos.
Os esforços fazem parte de um plano para internacionalizar a empresa até 2030, sob os pilares de redução de emissões e eletrificação, conexão dos veículos com a internet e capacidade de direção autônoma.
O investimento para isso está em parte dentro de um plano de R$ 2 bilhões até 2025. Metade desse valor já foi aplicada com tecnologias que incluem a adaptação dos modelos da marca à nova legislação brasileira de emissões de poluentes Proconve P-8, que entra em vigor em janeiro de 2023.
Querem acabar com empregos a qualquer custo.