A Winity II Telecom, uma das ganhadoras do leilão do 5G, vai construir uma rede de telefonia móvel com tecnologia 4G nas estradas do Brasil. A empresa, que comprou a faixa de 700 MHz, assinou seu contrato de prestação de serviço na última terça-feira 7.
O contrato determina que a companhia construa uma rede 4G para atender 35,7 mil quilômetros de estradas, distribuídos por 625 munícipios brasileiros. No total serão investidos R$ 3,5 bilhões e a entrada em operação está prevista para junho de 2022.
Diferente das outras operadoras, a Winity não será destinada aos consumidores finais. A nova rede vai atender outras empresas como a Claro, OI e Vivo. As operadoras antigas vão poder alugar a rede da Winity.
Estados atendidos pela rede 4G
Entre os Estados que receberão a maior parte da cobertura de 4G, está Minas Gerais. A operadora vai construir cerca de 4,5 mil quilômetros em solo mineiro. Em segundo lugar está a Bahia, com uma rede de 4 mil quilômetros. E o terceiro Estado que mais vai receber investimento da empresa será Mato Grosso, com mais de 3 mil quilômetros de rede.
Os Estados menos beneficiados serão Sergipe e o Distrito Federal, com 77,6 e 19,4 quilômetros, respectivamente.
Ao comparar as regiões do país, o Nordeste será o principal beneficiado com 11,2 mil quilômetros de rede. Em segundo lugar aparece o Centro-Oeste, com 7,5 mil quilômetros e na terceira posição está o Norte, com 7,2 mil quilômetros.
A BR-163, BR-364, BR-242 e BR-135 estão entre as rodovias priorizadas nesse projeto. Em relação ao que foi proposto inicialmente no edital (cobertura 31,4 mil quilômetros), houve um aumento na quantidade de trechos cobertos.
Legal, muito bom, mas o q precisamos mesmo é de concorrentes dessas vivo, claro… que monopolizam o setor atendendo seus clientes com péssima qualidade e desrespeitando as pessoas. Aí fazem propagandas “fofinhas” na tv, enquanto ano após ano, encabeçam o ranking do Procon, desrespeitando muito aos brasileiros às vistas de uma Anatel muito submissa, “estranha”.
Esse é o governo Bolsonaro querendo mudar o Brasil e muitos torcendo contra .