Nova operadora vai levar sinal 4G para mais de 35 mil quilômetros de estradas

A Winity II vai construir uma rede de telefonia móvel em importantes rodovias federais do Brasil
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Winity II Telecom, uma das ganhadoras do leilão do 5G, vai construir uma rede de telefonia móvel com tecnologia 4G nas estradas do Brasil. A empresa, que comprou a faixa de 700 MHz, assinou seu contrato de prestação de serviço na última terça-feira 7.

O contrato determina que a companhia construa uma rede 4G para atender 35,7 mil quilômetros de estradas, distribuídos por 625 munícipios brasileiros. No total serão investidos R$ 3,5 bilhões e a entrada em operação está prevista para junho de 2022.

Diferente das outras operadoras, a Winity não será destinada aos consumidores finais. A nova rede vai atender outras empresas como a Claro, OI e Vivo. As operadoras antigas vão poder alugar a rede da Winity.

-Publicidade-

Estados atendidos pela rede 4G

Entre os Estados que receberão a maior parte da cobertura de 4G, está Minas Gerais. A operadora vai construir cerca de 4,5 mil quilômetros em solo mineiro. Em segundo lugar está a Bahia, com uma rede de 4 mil quilômetros. E o terceiro Estado que mais vai receber investimento da empresa será Mato Grosso, com mais de 3 mil quilômetros de rede.

Os Estados menos beneficiados serão Sergipe e o Distrito Federal, com 77,6 e 19,4 quilômetros, respectivamente.

Ao comparar as regiões do país, o Nordeste será o principal beneficiado com 11,2 mil quilômetros de rede. Em segundo lugar aparece o Centro-Oeste, com 7,5 mil quilômetros e na terceira posição está o Norte, com 7,2 mil quilômetros.

A BR-163, BR-364, BR-242 e BR-135 estão entre as rodovias priorizadas nesse projeto. Em relação ao que foi proposto inicialmente no edital (cobertura 31,4 mil quilômetros), houve um aumento na quantidade de trechos cobertos.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.