Uma foto realizada no dia 16 de novembro se tornou o primeiro “cartão postal” de Marte, mostrando a nave Cusiosity, que está na superfície do planeta há 9 anos a serviço da NASA.
Relacionadas
Segundo o site Olhar Digital, a foto mostra a paisagem vista da encosta do Monte Sharp em dois momentos diferentes do dia marciano, às 8:30 e 16:10 (hora local). As imagens foram quadriculadas em mosaico e enviadas para a Terra, onde receberam um acabamento artístico. Os horários diferentes explicam as duas fontes de luz, uma amarelada e uma azulada.
A NASA mantém um site dedicado exclusivamente ao Curiosity, que já completou mais de 3.300 “sols”. como é chamado o dia marciano. Este vídeo (em inglês) mostra algumas das imagens enviadas pelo veículo:
O “cartão postal” enviado pelo Curiosity mostra o monte Sharp, uma montanha de 5 mil metros que está sendo escalada há sete anos. No canto esquerdo da foto está a montanha Rafael Navarro, batizada com esse nome em homenagem a um cientista do projeto falecido no início de 2021. O Curiosity pousou no dia 6 de agosto de 2012, e o local passou a ser chamado de Pouso Bradbury em memória do escritor de ficção científica Ray Bradbury. O caminho percorrido pelo veículo foi batizado como Murray Buttes, em homenagem ao cientista planetário Bruce C Murray, falecido em 2013.
O monte Sharp (também conhecido como Aeolis Mons) fica no interior da cratera Gale, formada pelo impacto de um meteorito, e que tem 154 quilômetros de largura. O Curiosity já encontrou na cratera traços de moléculas orgânicas preservadas há 3,5 milhões de anos (terrestres). Até o ano passado o veículo já havia percorrido 21,8 km na superfície da Gale.
Este mapa de Marte divulgado pela NASA/JPL-Caltech aponta a localização de diversos locais de pouso de naves terrestres, incluindo o Curiosity:
Para viajar a Marte vai ter que ter duas picadinhas Pfizer registradas no APP CovidiotPASS do DesconecteSUS? Se não tem vacina mas tomou PfizerMECTINA pode viajar? Uma passagem na Pfizer Air Lines a Marte quanto?
Kkkkkkk…