O primeiro cartão-postal de Marte

Combinação de técnicas e fatores cria a primeira imagem 'posada' do planeta vermelho
-Publicidade-
Foto: divulgação NASA/JPL
Foto: divulgação NASA/JPL | Foto: divulgação NASA/JPL

Uma foto realizada no dia 16 de novembro se tornou o primeiro “cartão postal” de Marte, mostrando a nave Cusiosity, que está na superfície do planeta há 9 anos a serviço da NASA.

Segundo o site Olhar Digital, a foto mostra a paisagem vista da encosta do Monte Sharp em dois momentos diferentes do dia marciano, às 8:30 e 16:10 (hora local). As imagens foram quadriculadas em mosaico e enviadas para a Terra, onde receberam um acabamento artístico. Os horários diferentes explicam as duas fontes de luz, uma amarelada e uma azulada.

-Publicidade-

A NASA mantém um site dedicado exclusivamente ao Curiosity, que já completou mais de 3.300 “sols”. como é chamado o dia marciano. Este vídeo (em inglês) mostra algumas das imagens enviadas pelo veículo:

O “cartão postal” enviado pelo Curiosity mostra o monte Sharp, uma montanha de 5 mil metros que está sendo escalada há sete anos. No canto esquerdo da foto está a montanha Rafael Navarro, batizada com esse nome em homenagem a um cientista do projeto falecido no início de 2021. O Curiosity pousou no dia 6 de agosto de 2012, e o local passou a ser chamado de Pouso Bradbury em memória do escritor de ficção científica Ray Bradbury. O caminho percorrido pelo veículo foi batizado como Murray Buttes, em homenagem ao cientista planetário Bruce C Murray, falecido em 2013.

Cratera Gale, em Marte. No centro, o monte Sharp, que está sendo explorado pela Curiosity. (Foto: reprodução Wikipedia).

O monte Sharp (também conhecido como Aeolis Mons) fica no interior da cratera Gale, formada pelo impacto de um meteorito, e que tem 154 quilômetros de largura. O Curiosity já encontrou na cratera traços de moléculas orgânicas preservadas há 3,5 milhões de anos (terrestres). Até o ano passado o veículo já havia percorrido 21,8 km na superfície da Gale.

Este mapa de Marte divulgado pela NASA/JPL-Caltech aponta a localização de diversos locais de pouso de naves terrestres, incluindo o Curiosity:

Mapa divulgação NASA
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.