A Times fez uma seleção das 250 maiores invenções do ano de 2022. Em artigo publicado em Oeste, o jornalista Dagomir Marquezi aproveitou a lista da revista norte-americana e selecionou algumas das descobertas mais criativas e divertidas do ano. Enquanto umas correm o risco de ficar pelo caminho, outras tendem a ser incorporadas na rotina de milhares de pessoas pelo mundo.
Leia um trecho:
“Elas dão uma ideia da velocidade das mudanças tecnológicas neste início de segunda década do século 21. Algumas parecem fúteis, outras completamente fundamentais, do tipo “como eu vivi até agora sem isso?”. Crises políticas vêm e vão embora, e esse pessoal continua trabalhando para melhorar nossas vidas.”
Veja algumas invenções:
ElliQ
É um “robô de companhia” para idosos, especialmente os que vivem sozinhos. Funcionando à base de inteligência artificial, inicia conversas, ajuda a manter hábitos saudáveis, monitora condições de saúde e pode se comunicar com familiares e serviços de emergência.
Ravin Autoscan
Você vai até a garagem e sente que alguma coisa aconteceu com o carro. Alguém bateu? Rasparam? A Ravin responde por você. Você fotografa com sua câmera do celular (ou usa uma de segurança). O aplicativo diz tudo o que aconteceu de errado e calcula o preço do conserto. Essa empresa também monta um esquema de vigilância permanente, com quatro ou mais câmeras instaladas no veículo, com transmissão em tempo real.
Viture One XR Glasses
Um “monitor nos óculos”. Você conecta o visor ao celular e assiste a um filme como se ele estivesse passando num telão de 120 polegadas (3 metros por 3) à sua frente. Ou joga um game, ou se deita e assiste à sua série favorita, como se ela estivesse sendo projetada no teto. Qualidade de imagem HQ (1.080p).
Assinantes da Revista Oeste podem ler o artigo completo clicando aqui.