Um drone militar batizado de T-600 — nome do personagem do filme Exterminador do Futuro — obteve sucesso ao lançar um torpedo no céu em teste coordenado pela Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan).
A BAE Systems, empresa que fornece material aeroespacial para os setores de defesa de diversos países, realizou um treinamento coordenado da Otan para demonstrar a capacidade de guerra de seu novo drone.
O exercício conhecido como Repmus (Robotic Experimentation and Prototyping with Maritime Uncrewed Systems) envolveu 15 parceiros da Otan, junto com a Irlanda e a Suécia.
O objetivo do teste não era apenas mostrar as novas capacidades de guerra, mas também seu potencial para logística automatizada, reabastecimento, evacuação de vítimas e outras tarefas sem a necessidade de pilotos humanos.
Fique por dentro: O que as imagens não mostram sobre a ‘agressão’ a Moraes em Roma
O nome do drone chamou atenção por aludir referência ao personagem T-600, do filme Exterminador do Futuro. No filme, a máquina regida por inteligência artificial tenta assumir o controle do mundo por meio de seu forte potencial de combate.
A demonstração, conduzida pela BAE Systems e pela Malloy Aeronautics, foi realizada em Portugal no mês passado.
Em pronunciamento oficial, Neil Appleton, o chefe de Produtos Elétricos Sustentáveis da BAE Systems Air, afirmou que “é uma conquista fantástica de colaboração e um sinal de nossas ambições conjuntas de trazer novas capacidades aos nossos clientes.”
A empresa planeja usar o T-600 como base para o novo T-650, uma aeronave totalmente elétrica que pode ser rapidamente reconfigurada para objetivos militares, comerciais e humanitários.
Leia mais: Republicanos querem aproveitar brecha e indicar Trump para presidência da Câmara dos EUA
O T-650 pretende fornecer recursos significativos em logística e reabastecimento automatizados, evacuação de vítimas e guerra antissubmarina, reduzindo o impacto ambiental das Forças Armadas.