A ponte aérea Rio–São Paulo, uma das rotas mais movimentadas do mundo, vai ganhar o primeiro embarque 100% digital do país. O acordo que vai colocar a novidade em prática foi assinado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Serpro, companhia de tecnologia do governo federal, nesta sexta-feira, 11. A implementação final do projeto está prevista para julho deste ano.
O programa Embarque + Seguro 100% Digital, do Ministério da Infraestrutura, vai permitir que passageiros e tripulantes dos aeroportos Santos Dumont e Congonhas acessem as salas de embarque e as aeronaves por meio de biometria facial. As empresas responsáveis pela novidade precisarão designar servidores para acompanhar, gerenciar e administrar a execução do plano de trabalho.
“O uso em definitivo da biometria em nossos aeroportos é algo realmente inovador, uma grande evolução em tema estratégico para o setor aéreo”, disse Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, em coletiva de imprensa. “Garante mais segurança aos usuários, agiliza os procedimentos de embarque e de acesso às aeronaves, reduz custos das empresas, que terão menos equipes nessas operações e tempo menor com aeronaves em solo.”
Durante o período de testes, o programa atendeu mais de 6 mil passageiros e foi avaliado por 200 profissionais, entre pilotos e comissários de bordo.