Embraer formaliza à Anac pedido de certificação para ‘carro voador’

Com isso, a empresa oficializa a intenção de cumprir com os requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios
-Publicidade-
O 'carro voador' desenvolvido pela Eve, <i>startup</i> da Embraer
O 'carro voador' desenvolvido pela Eve, startup da Embraer | Foto: Divulgação/Eve Air Mobility

A Eve, startup de “carros voadores” da Embraer, formalizou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o processo para obtenção de Certificado de Tipo (CT) para seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Com isso, a empresa oficializa a intenção de cumprir com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para certificação.

Com o apoio da Anac, a Eve dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras. “Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas também na definição de todo o ecossistema”, diz Roberto Honorato, superintendente de aerogovernabilidade da Anac.

Em dezembro do ano passado, a Eve e a Sydney Seaplanes, empresa australiana, anunciaram uma parceria para iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na cidade de Sydney, com uma encomenda inicial de 50 aeronaves a ser entregue a partir de 2026.

-Publicidade-

“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e Anac”, ressaltou Luiz Felipe Valentini, diretor de tecnologia da startup.

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica. De acordo com a Embraer, a aeronave, projetada com foco nos usuários, proporcionará um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Leia mais: “Embraer vende 50 aeronaves para empresa dos EUA”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.