“Olá, mundo!”
Foi com essa frase que o cofundador da Wikipedia, Jimmy Wales, inaugurou a primeira página do site em 15 de janeiro de 2001.
Vinte anos depois, agora a edição vai a leilão e pode valer entre US$ 100 mil e US$ 150 mil, pouco mais de meio milhão de reais.
A venda é realizada na internet pela casa de leilões Christie’s, em Londres, na Inglaterra, por meio de um NFT (token não fungível, na sigla em inglês) — que representa um tipo especial de token criptográfico como algo único.
O computador usado para fazer a primeira publicação também será entregue ao comprador, que poderá usar o dispositivo para fazer uma edição na página e revertê-la para o formato original sempre que quiser.
Parte do dinheiro arrecadado será destinada ao projeto WT.Social, que tem a pretensão de criar uma “rede social não tóxica”, em que anunciantes não seriam prioridade e usuários poderiam decidir o que ver em suas linhas do tempo sem a influência de algoritmos. Instituições de caridade também serão contempladas.
Relacionadas
Wales deu início à Wikipedia após tentar construir a Nupedia, que seria uma enciclopédia on-line revisada por pares e escrita por especialistas.
O projeto falhou, conforme a avaliação dele, por ser “muito rígido” e porque “não era divertido para os voluntários”. Foi aí que o também cofundador, Larry Sanger, propôs a criação de um site onde a colaboração seria mais simples.
“Essa é uma forma de expressar artisticamente o que eu acho que foi realmente significativo sobre aquele momento: você pode fazer algo incrível, ou talvez algo que não vai funcionar de jeito nenhum”, disse Wales, em comunicado.
“Espero que as pessoas reflitam que isso não era a Wikipedia numa versão completa, era a ideia doida do Jimmy numa manhã divertida de um mês de janeiro.”
E hoje é mais um ambiente dominado pela esquerda onde estão reescrevendo a história na versão deturpada deles, chega a ser doentio e inescrupuloso, isso tem que ter uma maneira de controle 🤨
Verdade, tá muito ruim. Zero credibilidade.