Pavel Durov, fundador do Telegram, foi detido neste sábado, 24, na França. A polícia investiga atividades criminosas no aplicativo por suposta ausência de moderação.
Nascido na Rússia, com 39 anos, Pavel Durov possui uma fortuna de US$ 15,5 bilhões, segundo a Forbes. Ele criou o Telegram em 2013 com seu irmão Nikolai Durov, matemático e programador.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Em entrevistas, Pavel Durov contou que a ideia do Telegram surgiu em 2011, quando forças especiais russas tentaram invadir sua casa. À época, ele percebeu a necessidade de uma comunicação segura com o irmão.
A fundação do Vkontakte e a saída da Rússia
Pavel e Nikolai também fundaram a rede social VKontakte, a maior da Rússia. O aplicativo ficou conhecido como o “Facebook” do país.
Em 2014, Pavel Durov deixou a Rússia por se recusar a fechar comunidades na VKontakte. Ele vendeu a rede social posteriornemte e se naturalizou francês em 2021.
“Prefiro ser livre do que receber ordens de qualquer pessoa”, disse Pavel Durov ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, em abril, sobre a saída da Rússia e a busca por um lar para sua empresa.
Atualmente, o Telegram tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e conta com 900 milhões de usuários ativos. Ele planeja alcançar 1 bilhão de usuários no próximo ano.
Trecho de entrevista de Tucker Carlson com Pavel Durov, Fundador do Telegram, em sua primeira entrevista diante das câmeras desde 2016. Durov fala sobre as táticas de pressão que o governo dos EUA usou contra ele, incluindo o envio de agentes do FBI para sua casa.@Armillary -… pic.twitter.com/WYHcVxzbj9
— TUCARJ54 ( 15ª ) (@tucarj54) April 17, 2024
Pai de uma centena
Recentemente, Pavel Durov revelou em seu canal no Telegram que tem mais de cem filhos biológicos em 12 países, em virtude da doação de esperma. Ele explicou que a ideia surgiu quando um amigo pediu ajuda por problemas de fertilidade.
“Quando fui atrás de mais informações, o chefe da clínica me disse que ‘material de doador de alta qualidade’ estava em falta e que era meu dever cívico doar mais esperma para ajudar anonimamente mais casais”, explicou o empresário russo. “Isso soou louco o suficiente fazer eu me inscrever.”
O empresário planeja tornar seu DNA “em código aberto”, para que seus “filhos” possam se conhecer no futuro.
Nas redes sociais, Pavel Durov frequentemente publica fotos sem camisa, com frases reflexivas e motivacionais, incluindo um vídeo em que mergulha em uma banheira de gelo.
A investigação sobre o dono do Telegram
Pavel Durov foi preso ao descer de seu jato particular no Aeroporto de Le Bourget, perto de Paris, depois de chegar do Azerbaijão. Ele deve comparecer ao tribunal neste domingo, 25.
Jornais franceses informam que havia um mandado de busca contra Durov, com base em uma investigação preliminar.
Pavel Durov é suspeito de não tomar medidas para prevenir o uso do Telegram para atividades criminosas. A Justiça considera a suposta falta de moderação da plataforma como cumplicidade em tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes.
A Embaixada da Rússia em Paris afirmou à agência de notícias Tass que não foi contatada pela equipe de Durov, depois dos relatos da prisão. Moscou assegurou que está tomando “medidas imediatas” para esclarecer a situação.