Uma parceria entre a empresa de infraestrutura Urban-Air Port e a Hyundai deve tirar do papel um projeto inovador de uma rede de bases para táxis aéreos que tem como objetivo alcançar até 65 cidades em diversas partes do mundo. As informações são da Bloomberg.
As bases estariam sendo planejadas principalmente para países da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos. Reino Unido, França, Alemanha, Coreia do Sul e Austrália são alguns dos mercados considerados prioritários.
Leia mais: “GM investe em fabricante de software para carros autônomos”
A Urban-Air Port se anuncia como a única empresa focada exclusivamente na construção de redes para a operação de táxis aéreos e drones de carga. Em 2021, a companhia investiu US$ 150 milhões em infraestrutura física, ante US$ 5 bilhões em veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs, na sigla em inglês), por meio de startups como Joby Aviation e Lilium. A Hyundai, por sua vez, também está desenvolvendo um eVTOL.
Leia também: “‘Mobilidade elétrica é tendência sem volta’, diz presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico”
Nos próximos cinco anos, a Urban-Air Port pretende consolidar uma rede de mais de 200 instalações de mobilidade elétrica aérea em todo o mundo. Segundo a empresa, os hubs serão modulares e projetados para se encaixar em áreas urbanas densas, nas quais o carregamento será fornecido por meio de células a combustível de hidrogênio.
Leia também: “Hyundai conclui aquisição da Boston Dynamics, especialista em robótica”
Não entro num troço desses nem amarrado.