A tecnologia de inteligência artificial faz com que a ferramenta interprete até 900 respostas possíveis para cada pergunta feita
Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica da França (Inserm) lançaram nesta segunda-feira, 27, uma nova central de atendimento por telefone, desenvolvida por inteligência artificial, para monitorar casos da covid-19 no país.
Basta telefonar para um número gratuito e, do outro lado da linha, robôs orientam o usuário sobre seu estado de saúde em apenas três minutos.
O serviço chamado de AlloCovid tem como objetivo ajudar as autoridades francesas a monitorar a propagação do novo coronavírus nos municípios de todo o país.
Ao telefonar o usuário é atentido por um robô, que propõe um questionário de três minutos sobre sintomas da doença (febre, tosse, falta de ar, etc.), dados pessoais (idade, peso e altura), entre outras informações.
A pessoa não precisa revelar sua identidade, apenas o código postal da cidade de onde está fazendo a chamada, de acordo com a Rádio França Internacional.
A tecnologia de inteligência artificial baseada no reconhecimento vocal faz com que o robô interprete até 900 respostas possíveis para cada pergunta, levando em conta o tom de voz do usuário, suas hesitações, seu grau de vulnerabilidade diante da doença e a gravidade dos sintomas descritos.
Depois de uma rápida análise dos dados, o robô emitirá uma orientação entre quatro possibilidades: caso provavelmente negativo; caso provavelmente positivo, com recomendação para a pessoa ficar em casa; situação que requer uma consulta médica; e chamar o Samu.
O principal interesse do novo serviço é alertar as autoridades sanitárias sobre o aumento de casos num determinado município.