Em conjunto com a Samsung, a ASML — fabricante holandesa de equipamentos para fabricação de chips — investirá US$ 760 milhões para construir uma fábrica que desenvolve tecnologia de processamento de semicondutores de ponta. A estrutura será construída na Coreia do Sul.
O anúncio foi feito durante a visita de quatro dias do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, à Holanda. De acordo com ele, a ida ao país europeu visa acertar uma “aliança de semicondutores” entre as duas nações.
+ Leia mais sobre Tecnologia em Oeste
A ASML é a única fabricante do mundo de máquinas de litografia ultravioleta extrema (EUV). São objetos necessários para a fabricação dos chips mais avançados.
“A inovação tecnológica liderada pela ASML está se tornando uma poderosa força motriz da Quarta Revolução Industrial em todo o mundo”, afirmou, em nota, o gabinete presidencial sul-coreano.
O órgão sul-coreano ainda afirmou que “empresas holandesas de semicondutores como a ASML e a ASM estão construindo novas instalações para produção, P&D e treinamento de talentos na Coreia.”
Suk-yeol visitou a sede da ASML nesta terça-feira, 12, com o rei Willem-Alexander da Holanda. O presidente da Coreia do Sul passou por setores do local que se dedica à produção das máquinas EUV.
Samsung e “virada de chave” para os laços Coreia–Holanda
Atualmente, a Samsung é a maior fabricante mundial de chips de memória de acesso aleatório dinâmico. O material é usado em celulares e computadores.
Os fabricantes de chips sul-coreanos dependem das máquinas EUV da ASML para produzir chips mais rápidos e eficientes do que os concorrentes.
No acordo recém-anunciado, a ASML colaborará com o gigante sul-coreano de chips SK Hynix, o segundo maior fabricante de chips de memória de celulares e computadores do mundo.
Antes de sua visita à Holanda, Suk-yeol disse que os semicondutores são “o ponto central da cooperação Coreia–Holanda”.
Saiba mais: “Samsung prevê queda de 80% nos lucros no terceiro trimestre”
O que puder ser retirado das mãos do mercado chinês, é bem-vindo