A Space Exploration Technologies Corp (SpaceX), fabricante de sistemas aeroespaciais, fez um teste de solo bem-sucedido com os motores do foguete mais poderoso do mundo, na quinta-feira 9.
A empresa, fundada pelo empresário Elon Musk, conduziu o que chamam de “fogo estático” do Super Heavy. O Super Heavy foi idealizado para enviar o Starship para a órbita antes de retornar à Terra.
Uma empresa de mídia espacial independente está monitorando o local dos testes da Starship, em Boca Chica, Texas. As imagens mostram nuvens de vapor ao redor do foguete, e anéis de gelo se formando enquanto os tanques são preenchidos de propulsores ultrafrios.
Quando o abastecimento é concluído, as nuvens quase desaparecem. O teste não foi feito com os tanques cheios até a borda.
Uma atualização no Twitter da SpaceX revelou que o teste foi um sucesso, durando o tempo pretendido. O booster e o suporte de lançamento pareciam estar em boas condições depois.
Views from drone of Booster 7's static fire test pic.twitter.com/KN4sk1nohf
— SpaceX (@SpaceX) February 9, 2023
Elon Musk disse que um motor foi desligado durante o teste e outro se desligou sozinho. Mesmo assim, 31 dos 33 motores seriam suficientes para atingir a órbita durante um lançamento.
Team turned off 1 engine just before start & 1 stopped itself, so 31 engines fired overall.
But still enough engines to reach orbit! https://t.co/QYx3oVM4Gw
— Elon Musk (@elonmusk) February 9, 2023
Esse foi o último teste técnico da SpaceX para a tentativa de lançamento. Antes de o foguete deixar o solo para um teste orbital, a SpaceX ainda precisa obter uma licença de lançamento da Federal Aviation Administration, responsável por garantir a segurança das pessoas no solo.
Relacionadas
Uma lição para os 9 dos STF, Rodrigo Pacheco e muitos senadores de deputados alinhados aos espoliadores de esquerda. Esses tiraram nota zero no exame sobre liberdade de pensamento, de expressão, econômica e sobre propriedade privada (intelectual ou material).
Um Zero para eles! 🇧🇷