A montadora Tesla inaugurou na China a maior estação de recarga (supercharger) para carros elétricos do mundo. Lançado em 30 de dezembro, em Xangai, o megaempreendimento tem 72 baias equipadas com carregadores, que fornecem até 150 quilowatts. Conforme a empresa, o objetivo da construção é dar liberdade para motoristas viajarem com carros elétricos gastando menos que os movidos a gasolina.
A companhia garante que, nos Estados Unidos, o abastecimento para uma viagem de cerca de 4 mil quilômetros com um Tesla Model 3 custa US$ 168. Já um carro semelhante movido a gasolina gastaria US$ 237. A nova fábrica faz parte da estratégia da companhia norte-americana de investir num mercado em expansão. Em novembro do ano passado, o Tesla Model 3, carro-chefe da marca, atingiu a máxima histórica de vendas na China — foram 21.604 modelos vendidos.
Hoje, no mundo, há 20 mil pontos de recarga para carros elétricos, contra 1,7 mil em 2019.
More photos of the World’s Largest Tesla Supercharger Station in Shanghai. pic.twitter.com/jWHDzAEUpA
— Jay in Shanghai 电动 Jay 🇨🇳 (@JayinShanghai) December 31, 2020
Leia também: “O carro que voa e o trem que flutua”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 37 da Revista Oeste
Supondo-se que após rodar 100 mil km economizaríamos 100 mil reais, parece haver um equilíbrio para compensar o custo das baterias após 5 anos de sua duração. Muitas pessoas rodam muito mais que 100 mil km nesse período. Ainda não é a oitava maravilha do mundo, mas parece ser muito viável.
Economia de 100 reais em 1.000 km, do veículo elétrico sobre o movido a gasolina. Não compensa a compra do veículo elétrico, sem querer contrariar Erlon Musk
No todo como um todo levando em conta desde a produção das baterias etc., carros elétricos poluem mais que os de combustão. Ecochatos, engulam essa!
Logo na China?!?!
Perguntas: Qual é o valor das baterias (70% do valor total do veículo)? Qual é a vida útil destas tais baterias? (5 anos ?) Após 5 anos, 70% do valor do veiculo não valerá mais nada ????