O Threads, nova rede social da empresa Meta, criado para rivalizar com o Twitter, perdeu metade de seus usuários depois do “boom” que teve em seu lançamento, no começo do mês.
Em 7 de julho, a plataforma registrou 49 milhões de usuários ativos cadastrados em aparelhos de celular do sistema Android. Nesse dia, o número equivalia a 45% da quantidade de perfis do Twitter nas mesmas condições.
Depois do promissor sucesso, o número caiu para pouco mais de 23 milhões na sexta-feira 14, o equivalente a 22% da quantia de perfis no Twitter. A estimativa foi calculada pela companhia Similarweb, e publicada na segunda-feira 17.
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Os Estados Unidos registraram a maior atividade no Threads, em 7 de julho. Cada usuário ficava uma média de 21 minutos conectado na plataforma. O tempo caiu para seis minutos no dia 14. Já no Twitter, o número chegou a cair 5% nos dois primeiros dias depois do lançamento do Threads, mas o tempo médio de uso da rede de ficou em 25 minutos.
Europa barrou o Threads no continente
O aplicativo foi barrado na Europa por não estar “adequado a seguir regras mais duras”. De acordo com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda, que regula o assunto na União Europeia, o aplicativo ainda não está pronto para respeitar as regras do bloco em relação à gestão e à conservação de dados.
“O problema não é o pluralismo das redes sociais, o problema é regulamentá-las segundo princípios de garantia”, disse Pasquale Stanzione, presidente da Autoridade Italiana de Proteção de Dados, em entrevista à agência de notícias Ansa.
A posição europeia “não pode ser vista como um limite à difusão das novas tecnologias”, acrescentou Stanzione. “Elas devem existir, mas orientando-se para a democratização e a proteção das pessoas.”