O Twitter anunciou na quarta-feira 22 um novo recurso, que promete dar espaço para a publicação de textos mais longos na plataforma. O Notes, como foi batizado, permite que os usuários façam publicações sem limites de caracteres e também adicionem fotos, links e tuítes incorporados ao texto. A ferramenta possibilita ainda o uso de formatações como o negrito e o itálico.
Por ora, o Notes está liberado apenas para um grupo seleto de escritores. Mas, segundo o Twitter, os textos podem ser lidos por pessoas “da maioria dos países”. No Brasil, ainda não é possível visualizar esses conteúdos.
https://twitter.com/TwitterWrite/status/1539640956915290112
Em 2017, o Twitter dobrou o limite de caracteres (de 140 para 280) e lançou o recurso de thread (ou fio), que permite ao usuário criar uma sequência ordenada de tuítes agrupados em um mesmo link. A ferramenta foi utilizada pelos usuários, que publicaram textos sobre diversos assuntos.
Mas o uso de prints de blocos de notas se tornou comum entre os internautas, que queriam compartilhar textos mais longos na plataforma. A vantagem do Notes é que, agora, esses textos são indexáveis e podem ser mais facilmente encontrados por motores de busca, assim como as publicações de blogs, como o WordPress e o Medium. O lançamento desse recurso já estava sendo previsto por pesquisadores e desenvolvedores da área, que publicaram prints da ferramenta em seus perfis, antes chamada de Twitter Articles.
Leia também: “O voo da liberdade”, reportagem de Cristyan Costa e Dagomir Marquezi publicada na Edição 110 da Revista Oeste