publicidade
Tecnologia

Twitter libera chamar trans por nomes de batismo

Antes de Elon Musk, o Twitter tinha regra para chamar pessoas trans pelo nome social

elon musk
Elon Musk muda políticas relacionadas a pessoas trans no Twitter | Foto: Flickr/Dan Matt

O Twitter removeu discretamente uma política que proibia chamar pessoas trans por seus nomes de batismo, ou seja, os nomes correspondentes ao sexo biológico em vez do nome social, noticiou a agência de notícias AP News na quarta-feira 19.

A política contra o “nome morto” estava em vigor na plataforma desde 2018. Na segunda-feira 17, o Twitter afirmou que, agora, deixará apenas rótulos de advertência em alguns tweets que violam “potencialmente” suas regras contra “conduta odiosa”. Anteriormente, as postagens eram removidas.

Receba nossas atualizações

Sarah Kate Ellis, CEO do grupo Glaad, organização não-governamental norte-americana voltada à militância LGBTQ, afirmou que a decisão do Twitter de reverter secretamente a política é um exemplo “de como a empresa é insegura para usuários e anunciantes”.

Leia mais:

Sarah também ressaltou que a decisão da rede social de Elon Musk está fora de sintonia das políticas adotadas por plataformas como TikTok, Pinterst e Meta, que mantêm, segundo ela, medidas para “proteger seus usuários transgêneros em um momento em que a retórica antitransgênero on-line está levando à discriminação e violência no mundo real”.

Repórter da Catholic News Agency, Tyler Arnold ressaltou que “antes dessa mudança, as restrições de conduta odiosa eram usadas para banir ou restringir usuários que criticavam o movimento transgênero.”

A decisão do Twitter de acabar com a política contra o uso de nomes de batismo de pessoas trans vem em acordo com a promessa de Elon Musk de expandir a liberdade de expressão na plataforma. “O empresário havia sinalizado anteriormente sua oposição ao politicamente correto”, relembra Arnold.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Mais uma atitude em favor da liberdade e transparência na rede social por este homem que ama a liberdade individual.

  2. Humberto Atilio Bertolini
    Humberto Atilio Bertolini

    O Twitter é cada vez mais um lugar onde a liberdade de expressão e debate ficam soltos e interessantes.

  3. Bruno Ramos de Carvalho
    Bruno Ramos de Carvalho

    Se acha que a empresa é insegura não é só deixar de usá-la? Não é assim que funciona o livre mercado?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade