O empresário e atual proprietário do Twitter/X, Elon Musk, confirmou que vai lançar um aplicativo da rede social para aparelhos de smart TVs da Amazon e da Samsung. O CEO da Tesla e da SpaceX deu a declaração no sábado 9.
Saiba mais: “Musk não vai doar dinheiro a ‘nenhum’ candidato presidencial”
Na postagem, Musk afirmou que, “em breve”, as pessoas vão assistir a vídeos longos no Twitter/X diretamente das smart TVs.
“Aliás, você já pode usar o Apple AirPlay para reproduzir vídeos do seu telefone para a sua TV”, acrescentou Musk, em outra postagem.
De acordo com a revista norte-americana Fortune, Musk quer competir com o YouTube, ao oferecer conteúdos semelhantes no novo aplicativo do Twitter/X. Além de transmissões ao vivo, a rede social permitirá vídeos longos no formato de smart TV. Conforme a publicação, o lançamento do serviço será na próxima semana.
Twitter para smart TVs
De 2010 a 2011, a rede social, quando chamada apenas de Twitter, já havia criado aplicativo para TVs. Em duas ocasiões, usou um software para que o usuário pudesse ver a página inicial da rede no Google TV e no Samsung Smart Hub.
A terceira ocorreu em 2016, quando a empresa lançou um aplicativo de transmissões ao vivo para exibir jogos da Liga Nacional de Futebol (NFL), o torneio profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Contudo, as três tentativas não se popularizaram.
Leia também: “Executivo da dona do Instagram usa o Twitter/X para divulgar instabilidade na plataforma”
Em janeiro deste ano, a empresa reforçou que prioriza vídeos, e que oito em cada dez sessões de usuários eram pessoas que assistiam a algum conteúdo nesse formato. Além disso, a rede liberou arquivos com pelo menos 30 minutos de duração, o que diversificou o material em vídeo disponível.
Com conteúdos audiovisuais mais longos e transmissões ao vivo, é provável que a plataforma amplie o espaço para mais criadores de conteúdo.
+ Leia mais notícias da Tecnologia em Oeste
Tudo isso faz parte de um projeto de Musk em tornar o Twitter/X um “aplicativo de tudo”, com várias funções em um mesmo mesmo lugar. A plataforma já oferece chamadas de áudio e vídeo. Além disso, liberou uma nova ferramenta para publicar artigos grandes, com uma interface similar a de um blog.
Leia também: “O amor em tempos de inteligência artificial”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 206 da Revista Oeste
Ótima notícia! Torcendo para dar certo. Não vejo a hora de me livrar do you tube. Pelo menos nas plataformas X a liberdade de expressão serão respeitadas, não desmonetizando canais como o YouTube faz.