Uso de inteligência artificial em documentário causa polêmica

Anthony Bourdain 'leu' um de seus e-mails depois de morto
-Publicidade-
Anthony Bourdain, um <i>chef</i> e "repórter gastronômico" da rede CNN, suicidou-se em 2018 | Foto: Wikimedia
Anthony Bourdain, um chef e "repórter gastronômico" da rede CNN, suicidou-se em 2018 | Foto: Wikimedia

O documentário Roadrunner: um Filme sobre Anthony Bourdain causou polêmica por causa de um uso inovador de inteligência artificial (IA). Bourdain, um chef e “repórter gastronômico” da rede CNN, suicidou-se em 2018.

No documentário, o diretor Morgan Neville usou a voz original de Bourdain para criar artificialmente a leitura de três frases de um e-mail para um amigo: “Minha vida está tipo uma merda agora. Você é bem-sucedido, eu sou bem-sucedido e eu tenho pensado: você é feliz?”.

“Streaming de música: Apple Music desafia a concorrência com o Áudio Espacial” 

-Publicidade-

Segundo Morgan Neville, citado pelo jornal The Guardian, “se você assistir ao filme provavelmente não saberá quais frases foram ditas com o uso de IA”. Para ele, o recurso consiste apenas em uma “técnica moderna de narrativa”.

Nem todos concordaram com o deepfake sonoro por simular frases que Bourdain nunca disse. Uma das mais revoltadas é sua ex-mulher Ottavia Bourdain, que nega ter dado autorização para o uso do recurso. O diretor Neville garante que não houve manipulação: “Eu não estava colocando palavras na sua boca. Só estava tentando fazer com que elas viessem à vida”.

 

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site