Quem tem smartphone com sistema operacional Android em breve vai poder usar duas contas diferentes de WhatsApp no mesmo aplicativo em um único aparelho. Dessa vez, sem gambiarras, como um recurso nativo do app.
A novidade é especialmente útil para quem prefere ter um número particular e outro para trabalho. Ainda é preciso recorrer a formas alternativas, porém, mais trabalhosas para isso.
Dá-se um jeito
Uma opção era o usuário “deslogar” de uma conta para logar com outra. Ou também criar uma conta no WhatsApp Business, outro aplicativo, voltado para empresas.
Por fim, outra alternativa era levar consigo dois celulares. Agora, com a chegada do novo recurso, tais macetes dão lugar para um procedimento bem mais simples.
Como aproveitar a nova atualização
O usuário vai precisar apenas acessar as configurações, tocar na seta ao lado do seu nome e então em “Adicionar conta”. O procedimento promete ser simples e intuitivo, com as outras configurações do app.
Quem contou a novidade foi o próprio Mark Zuckerberg, CEO da Meta, nesta quinta-feira, 19. Além do Facebook — rede social que alçou o jovem Zuckerberg ao patamar de gigante do empreendedorismo em tecnologia —, a Meta é dona do WhatsApp e do Instagram.
Só aguardar
Como é normal acontecer com essas mudanças significativas, a novidade vai ser liberada aos poucos; e apenas para celulares Android, por enquanto. De acordo com a Meta, os usuários terão a atualização disponível entre as “próximas semanas e meses”.
Cuidado com atualização falsa do WhatsApp: “Vídeo: vírus ‘desvia’ Pix, alterando valor e quem vai receber“
O usuário de Android, então, deve apenas ficar atento às próximas atualizações do app. Quanto ao iOS, sistema operacional da Apple, não há informação de quando (e se) o cobiçado recurso vai agraciar também os donos de iPhone.
Outro recurso muito útil chegou há alguns meses
Desde junho, é possível usar a mesma conta de WhatsApp em mais de um aparelho celular. Até então, se permitia vinculá-la somente a um telefone e a até outros quatro dispositivos, entre computadores e tablets (limite também recente, pois antes era apenas um adicional).
Reprovado: “Golpista se passa por filho no WhatsApp, mas não passa no ‘teste’ da mãe”
Esse recurso é especialmente útil para quem fica sem bateria e não pode carregar o celular no momento. Além disso, quem perder ou tiver o celular furtado ou roubado poderá desconectar mais rapidamente o WhatsApp do aparelho.